Fecomércio RJ mostra preferência por hotéis sustentáveis | Diário do Porto


Turismo

Fecomércio RJ mostra preferência por hotéis sustentáveis

Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que 70% dos fluminenses que têm hábito de viajar preferem hotéis ambientalmente e socialmente corretos

24 de julho de 2022

Para Paulo Michel, presidente da ABIH Rio, a pandemia aproximou os cariocas dos destinos locais (Foto: ABIH RJ/ Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), no mês de junho, mostra que 70% dos cariocas que têm o hábito de viajar consideram essencial ir para hotéis sustentáveis, ou seja, aqueles que levam em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos ao explorar as atividades turísticas.

A sondagem mostrou ainda que 67,7% dos cariocas entrevistados acham muito importante a hospedagem em hotéis sustentáveis para a própria qualidade de vida. Desses, a grande maioria costuma procurar lugares com mais contato com a natureza e que proporcionam um maior consumo de produtos típicos, vindo de fornecedores locais.

Criada sob inspiração da Conferência Rio-92, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme, pioneira em adotar um Código de Ética e Conduta Ambiental, comemorou o resultado da pesquisa. “A pandemia que nos afligiu neste início de década eleva em muitos graus o sentido de urgência por ações capazes de frear efetivamente o agravamento das crises da biodiversidade, climática e agora sanitária, todas interconectadas. A pandemia aumentou a consciência ambiental de consumidores e turistas”, comenta Luiz Penna, diretor de meio ambiente da Roteiros de Charme.


LEIA TAMBÉM:

Vídeo, no Rio, mostra pânico com jubarte, baleia dócil

Theatro Municipal tem ópera de Mozart nesta semana

Senac RJ oferece 40 vagas para capacitação em tecnologia


Fecomércio RJ aponta crescimento do turismo interno

A pesquisa feita pelo IFec RJ registrou que, apesar da maioria dos fluminenses ouvidos (47,6%) preferirem viajar com mais frequência para fora do Estado, 40,4% optam pelo turismo interno. Para fora do país, apenas 12% têm essa preferência.

Para o presidente da Associação de Hotéis do Estado (ABIH-RJ), Paulo Michel, este índice de viajantes que valorizam os atrativos de seu Estado é crescente: “Apesar das adversidades, a pandemia ensinou os fluminenses a valorizarem os atrativos do Rio de Janeiro, descobrirem destinos vizinhos, priorizarem viagens rodoviárias e em família. Isso foi determinante para os hotéis do interior do Rio, que foram os primeiros a se recuperar do cenário pandêmico”, comenta.

Um bom exemplo são as férias de julho, onde os destinos de inverno, como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Miguel Pereira e Penedo registram ocupação igual ou superior a 80% nesta esta temporada, segundo o levantamento da ABIH-RJ.


/