As duas maiores entidades empresariais do Rio de Janeiro, Fecomércio RJ e Firjan, lançaram campanhas de apoio às vítimas da tragédia das chuvas em Petrópolis. Até a conclusão dessa reportagem, a Defesa Civil do Estado confirmou a morte de 94 pessoas. Os desabrigados passam dos 300.
Nas primeiras horas de quarta-feira foi lançada a campanha ‘Firjan SESI Solidariedade – SOS Petrópolis’ para atender à população e às empresas vítimas da catástrofe decorrente da forte chuva que atingiu o município da Região Serrana. Em menos de oito horas, a federação obteve a sinalização de doação de, pelo menos, R$ 1,1 milhão em recursos financeiros, além da confirmação da participação de 15 empresas, de diversos portes e segmentos variados, para doação de diversos itens.
A federação também conversou com representantes das principais instituições de fomento, como BNDES, Caixa e AgeRio, para disponibilizar linhas de crédito para que as empresas – principalmente as pequenas e médias – possam recorrer em situação de calamidade pública.
Para pessoas e empresas que desejarem contribuir com dinheiro e não necessitarem de termos jurídicos específicos foi aberta conta abaixo em nome da rede Firjan SESI Solidariedade. O recurso será usado para compra de itens que estão sendo demandados diretamente por autoridades locais, garantindo atendimento às necessidades específicas emergenciais. As contas são Banco do Brasil, Agência: 3309-X, Conta: 6641-9 – CNPJ: 03.851.171/0001-12 – SESI; ou pela Chave PIX: sospetropolis@firjan.com.br .
Empresas também podem acionar a Firjan diretamente para doação de suprimentos diversos por meio dos seguintes canais: (21) 99925-0363 (whatsapp) ou prontoatendimento@firjan.com.br.
LEIA TAMBÉM:
VLT Rodoviária recebe exposição sobre a importância do brincar
Rio e Itaguaí fecham 2021 entre os 10 maiores portos do País
Novo edital do S.Dumont/Galeão pode ter propostas de GT extinto
Unidas por Petrópolis
A Fecomércio RJ colocou todas as entidades do sistema S para prestar auxílio às vítimas da tragédia que atingiu os bairros da região central da Cidade Imperial. As unidades do Sesc RJ em Petrópolis foram colocadas à disposição do Governo do Estado para receber as equipes envolvidas no resgate às vítimas e nos demais trabalhos para auxiliar nos transtornos provocados pelo temporal que atingiu o município nesta terça-feira. A medida foi tomada pelo presidente do Sistema Fecomércio RJ e Sesc RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
O Sesc Quitandinha será uma das bases operacionais do executivo estadual na cidade e está recebendo equipes da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), além de donativos, como água, roupas e materiais de higiene e limpeza, para auxiliar as vítimas da tragédia.
As equipes da AgeRio se dedicam a criar uma linha de crédito emergencial para atender os comerciantes que tiveram seus negócios atingidos pelas chuvas. A iniciativa atende a um pedido feito pelo presidente da Fecomércio RJ ao governador Cláudio Castro na manhã desta quarta-feira.
A unidade hoteleira do Sesc Nogueira tem 50 apartamentos disponíveis para o descanso das equipes envolvidas nos trabalhos na cidade. As demais instalações em Teresópolis, Nogueira, Nova Friburgo, São João do Meriti, Nova Iguaçu, Tijuca também estão abertas para reuniões, apoio logístico e recebimento de doações de alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e limpeza, roupas e cobertores. Todos unidos por Petrópolis.