Há uns bons anos que o comércio eletrônico vem mudando a vida de consumidores e o planejamento dos lojistas. As restrições impostas pelo combate ao novo coronavírus deu a essa transformação uma velocidade inimaginável. Atenta à aceleração, a Fecomércio RJ (Federação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apostou em um projeto de apoio à transição para a realidade virtual que tem levado esperança e confiança no futuro aos empreendedores: o Loja Online.
Por meio da plataforma Convem, o projeto Loja Online já motivou centenas de empresários a manterem seus negócios e, principalmente, turbinar as vendas. Foi o que empurrou a loja Triesportiva, na cidade fluminense de Três Rios, para o sucesso. A dona do empreendimento, Renata Santos Campanati, 47 anos, uma das primeiras a aderir ao projeto da Fecomércio RJ, diz que a decisão mudou sua vida.
“A pandemia tem sido terrível para a sociedade e para o comércio. Foi nesse cenário desafiador que eu comecei minha loja virtual apoiada pela Convem. Hoje eu vendo muito mais do que antes e agradeço à Fecomércio RJ pela oportunidade”, afirma.
Correios têm recorde de encomendas
Movimentos como o de Renata, de apostar na venda remota, têm levado os Correios a baterem recorde de entregas. Segundo o portal E-commerce Brasil, foram mais de 9,6 milhões de encomendas entregues na semana de 12 a 16 de abril. O número é recorde, superando a Black Friday de 2020, quando foram despachadas cerca de 9,5 milhões de encomendas.
Já no ano passado, o primeiro da pandemia, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) detectava que, entre abril e setembro, 11,5 milhões de pessoas tinha feito sua primeira compra virtual. É muita gente. A Associação também registrou que mais de 150 mil lojas online foram abertas naquele período. A de Renata foi uma delas.
Moda e decoração online
A lojista de Três Rios – e, agora, do mundo – relata que a Convem a apoiou em todo o processo. “Foram muito atenciosos e me ajudaram a fazer a transição do meu catálogo de produtos para a loja virtual. Tudo foi rápido e simples”, descreve. Renata tinha só uma loja física em um shopping, mas, com a plataforma, passou a vender para várias cidades da região e até para a capital do Estado.
A plataforma ganhou a adesão de vários setores do comércio. No fim do ano passado, abriu um espaço especial para moda e decoração. A ferramenta Loja Online Fashion apresenta layout voltado para esses segmentos, ajudando na gestão do catálogo de produtos e categorias, no disparo de e-mail para clientes e na criação de cupons de desconto, entre outros benefícios.
E-book da Fecomércio RJ orienta lojistas no mundo virtual
Para usar a ferramenta e a assessoria da Convem, os comerciantes têm o custo de R$ 250,00 na adesão e uma taxa de 3% sobre o valor das vendas. O lojista só paga pelo serviço se a venda for concretizada. “Não se trata de mais um custo fixo a impactar o negócio”, explica Renata.
Para apoiar ainda mais os primeiros passos no mundo dos negócios virtuais, a Fecomércio RJ criou um e-book chamado “Os três pilares para o sucesso da sua loja online”, com dicas para os empresários incrementarem as vendas por meio do e-commerce.
A publicação deixa claro para os comerciantes, entre outras dicas, que divulgação, bom atendimento e atualização de catálogos e mix de produtos são requisitos essenciais no novo mundo dos negócios na internet.
Presidente da Fecomércio RJ aponta para nova era

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, aponta para uma nova era na relação entre clientes e empresários. É de suma importância, segundo ele, que “os comerciantes do Estado aproveitem esta ferramenta para potencializar suas vendas e ter acesso a informações que a venda física nem sempre proporciona”.
“A loja online permite que o empresário conheça melhor o perfil de consumo de cada cliente, e por isso é fundamental que as lojas estejam adaptadas neste novo cenário, onde o e-commerce ganha cada vez mais força”, ressalta o presidente da Fecomércio RJ.

O Mercado Bambina, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, é um dos negócios que estão aproveitando a plataforma Convem para atender a clientela e expandir vendas na pandemia. Fundado em 1964 por dois portugueses que vieram em busca de uma vida melhor no Brasil, o negócio se modernizou com o comércio eletrônico, mas não perdeu a aura de um negócio familiar, um mercado de bairro com atendimento personalizado.

Luiggi Senna, fundador da Convem, descreve como funciona a ferramenta. “Graças à parceria com a Fecomércio RJ, pudemos ouvir empresários e construir uma plataforma mais adequada às suas necessidades. Os lojistas têm acesso a funcionalidades que os ajudarão a vender online, a promover seus produtos e a se comunicar melhor com seus clientes. E teremos novidades muito atrativas em breve”, promete.
Senna acredita que o comércio eletrônico é uma realidade que veio para ficar, mesmo após a superação da pandemia. “É preciso que os comerciantes continuem a investir no bom atendimento on-line, pois é um instrumento multiplicador de vendas. No mesmo tempo em que se atende clientes em uma loja física, é possível realizar muito mais operações de venda no e-commerce”.
Para saber mais, acesse http://www.fecomercio-rj.org.br/lojaonline
LEIA TAMBÉM:
Sebrae Rio vai capacitar 200 mulheres empreendedoras
Investimentos no Rio podem chegar a R$ 150 bi, diz Governo
VW inicia a produção do caminhão elétrico, em Resende