Faperj oferece apoio a pesquisadores da Ucrânia | Diário do Porto


Solidariedade

Faperj oferece apoio a pesquisadores da Ucrânia

Faperj dará bolsas, passagens de ida e volta e auxílio-instalação por seis meses para pesquisadores ucranianos. Valor do benefício será de R$ 5.875,00

16 de março de 2022

Refugiados ucranianos na fronteira com a Polônia (Chris Melzer/ACNUR)

Compartilhe essa notícia:


Em razão da Guerra na Ucrânia, a Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) lançará em 10 dias um programa emergencial de apoio a pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa localizadas nas zonas de conflito no país do Leste Europeu. A chamada apoiará a vinda de pesquisadores da região por um período de até seis meses para instituições fluminenses.

“A ideia é flexibilizar as regras e o acesso a universidades e centros de pesquisa localizados no Estado do Rio Janeiro, facilitando a cooperação científica em nível internacional e viabilizando o intercâmbio de pesquisadores estrangeiros de ponta ao Estado do Rio”, disse o presidente da Faperj, Jerson Lima.

O apoio se dará por meio das bolsas de mobilidade oferecidas pela Faperj com passagens de ida e volta, auxílio-instalação (a ser pago uma única vez) e seguro-saúde (mensal). O presidente da Faperj afirmou que cada bolsa será de R$ 5.875,00, valor das bolsas de pesquisadores visitantes, e o projeto deverá ser apresentado por pesquisador anfitrião brasileiro vinculado a instituições do Estado. Será necessária a descrição das atividades e metas a serem realizadas pelo pesquisador visitante durante a missão no país.

O conflito entre Rússia e Ucrânia entra hoje no seu 21º dia desde a invasão de tropas russas no território ucraniano. Até o momento, quase três milhões de ucranianos já deixaram o país fugindo das bombas, tanques e mísseis do exército comandado pelo presidente Vladimir Putin.  É o maior êxodo de refugiados desde o fim da Segunda Guerra Mundial.


LEIA TAMBÉM:

Setor de serviços segue confiante com economia no próximo trimestre

Museu da Marinha ganha projeto de identidade visual

Alerj aprova redução de ICMS para biogás e biometano

 

 


/