Fábrica de Startups estreia buscando soluções para a chuva | Diário do Porto


Inovação

Fábrica de Startups estreia buscando soluções para a chuva

Com investimentos de R$ 5 milhões, Fábrica de Startups inaugura sede no Aqwa Corporate, anuncia seu primeiro programa e as empresas âncoras

13 de novembro de 2018

Equipe da Fábrica de Startups no Aqwa Corporate (Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Equipe da Fábrica de Startups no Aqwa Corporate
Equipe da Fábrica de Startups no Aqwa Corporate (Divulgação)

Empreendedores do Rio de Janeiro, liguem as antenas e abram o guarda-chuva! A aceleradora Fábrica de Startups, que acaba de inaugurar seu bunker de criatividade no Porto Maravilha. E abriu o primeiro programa de caça às boas ideias. O “Cidade Inteligentes” vai reunir entre 21 e 26 de novembro as startups dedicadas à gestão de crise em cenário de chuvas.

O tema envolve ocorrência e impacto dos alagamentos em vias importantes que possuem alta mobilidade urbana, comércios e residências. Além disso, entra no radar as ideias para identificar alagamento em áreas não cobertas pelo monitoramento existente e ocorrências e impactos da queda de energia elétrica em regiões de hospitais e clínicas.

Aqwa Corporate, onde está a Fábrica de Startups
Aqwa Corporate, onde está a Fábrica de Startups (Divulgação)

As inscrições para as startups participarem do programa estão abertas até às 23h59 do feriado, dia 15. Há vagas para 10 grupos com quatro integrantes cada. Entre eles, o melhor modelo de negócio receberá um mês de mentoria da Fábrica de Startups. Além disso, vai apresentar sua solução no 1º Demoday Anual da aceleradora, em dezembro. Já no início de 2019 haverá outros programas com startups para resolver os desafios das empresas âncoras da aceleradora.

Essas empresas foram apresentadas na inauguração da sede da Fábrica de Startups, no edifício Aqwa Corporate, em frente à Cidade do Samba. São elas: Aliansce Shopping Centers (varejo de shopping center); Tishman Speyer (Real Estate); Athié Wohnrath (construtech); Embratel (parceira oficial de tecnologia) e Sistac (manutenção e inspeção de plataformas de óleo e gás). Ainda este ano a Fábrica de Startups quer anunciar parceiros nas áreas de Educação, Beleza, Química, Tecnologia e segmentos na indústria de Óleo e Gás.

VEJA MAIS:

Fábrica de Startups quer capacitar 11 mil jovens de favelas do Porto

https://diariodoporto.com.br/o-exemplo-vem-do-morro/

Café com Negócios: empresas ampliam horizontes

O DIÁRIO DO PORTO esteve na inauguração da Fábrica de Startups na noite de quinta-feira 8. Você pode conferir as imagens em nosso instagram. A aceleradora ocupa mais de 3 mil metros quadrados no terceiro andar do Aqwa Corporate, um dos melhores prédios de lajes corporativas da cidade.

O investimento inicial da Fábrica de Startups na unidade do Rio foi de R$ 5 milhões. A aceleradora, nascida em Portugal, tem um portfólio de 550 startups aceleradas e 2 mil empreendedores desenvolvidos no mundo. No Rio, a meta é acelerar 130 startups por ano, todas com base na área de 3.700 metros quadrados no Aqwa Corporate.

Hector Gusmão - CEO da Fábrica de Startups (Divulgação)
Hector Gusmão – CEO da Fábrica de Startups (Divulgação)

“Com a inauguração de nossa sede, vamos oferecer toda a estrutura e suporte para os programas de grandes corporações com as startups. Estamos felizes em dar ao Rio de Janeiro um hub que ainda poderá conectar empreendedores interessados em iniciar um novo negócio, academia, investidores e todo o resto do ecossistema”, explica o CEO da Fábrica de Startups Brasil, Hector Gusmão.

Segundo o CEO, a startup pode contribuir imensamente na busca por eficiência, performance e novas fontes de receita de uma grande empresa. Isso acontece porque esse tipo de empresa tem muito mais agilidade para buscar soluções inovadoras do que uma corporação tradicional.

“Por outro lado, as startups buscam clientes e expertise para fazer o seu negócio crescer. É um casamento perfeito, mas não tão simples. Por isso que a Fábrica atua de maneira profunda para que dois mundos tão distintos se relacionem de forma que gere resultados”, explica Hector Gusmão.

Serviço

O quê: Semana de Ideação Cidades Inteligentes

Quando: de 21 a 26 de novembro

Onde: Fábrica de Startups, no Aqwa Corporate – Via Binário do Porto, 299 – Santo Cristo

Quanto: gratuito

Inscrições: https://inscricoes.fabricadestartups.com.br/cidadesinteligentes/


/