Exposição usa colagens e fotografias para celebrar o povo negro | Diário do Porto


Arte

Exposição usa colagens e fotografias para celebrar o povo negro

Fotografias de “Memória e Herança: Álbum de Família” ficam em exposição na Caixa Cultural do Rio, de 17 de outubro até 10 de dezembro

12 de outubro de 2023

Obra intitulada 'Quintal da Vó Herezinda', de Rynnard, artista que idealizou a mostra

Compartilhe essa notícia:


A exposição “Memória e Herança: Álbum de Família“. que fica em cartaz de 17 de outubro até 10 de dezembro na Galeria 3 da Caixa Cultural no Rio de Janeiro, aborda afeto, ancestralidade e cotidiano a partir das fotografias. Composta por 11 obras que utilizam a técnica de colagem digital, a mostra busca ressignificar a história de registros fotográficos de pessoas negras escravizadas do século XIX. A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 20h e aos domingos e feriados, das 11h às 18h, com classificação livre.

O idealizador da exibição, o artista Rynnard, utiliza a colagem digital para ressignificar fotografias do período colonial e escravocrata brasileiro. Ao imprimir colagens digitais e levá-las para um espaço expositivo, “Memória e Herança: Álbum de Família”, possibilita a materialização dessas obras de arte.

Exposição de fotografias em fotopinturas

As fotopinturas, técnica mista de ampliação e pintura que ganhou notoriedade no Brasil após os anos 40, é um pilar fundamental no entendimento da proposta de ressignificação de Rynnard. “Estas obras proporcionavam uma utopia particular de cada retratado. Era comum pintar pessoas já falecidas ao lado de vivas, homens em ternos que nunca usaram ou adornando os retratados com joias e maquiagem. As fotopinturas, um ancestral do photoshop, tinham o poder de ressignificar a própria existência, era um jogo de construção do ‘eu’ para o outro. Então eu percebi que através dessa técnica eu poderia propor uma nova perspectiva para essas imagens”, destaca.

‘Banho de Bacia do Primo Julio’, de Rynnard

Por meio da colagem digital, Rynnard encontrou uma forma de tentar desvincular essas fotografias do contexto escravista da sociedade colonial. “Ao inserir tais retratos em um universo de afeto como a família, o quintal, a varanda, eu recriei essas imagens com direito a algo tão básico quanto o cotidiano. Quero poder confortar de alguma forma aqueles que se sentem destituídos de memória familiar e ancestral”, ele enfatiza.

Exposição “Memória e Herança: Álbum de Família”

Local: Galeria 3

Endereço: R. do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-290

Data: 17 de outubro a 10 de dezembro de 2023

Horário: Terça a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 11h às 18h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre


LEIA TAMBÉM:

Bernardinho participa da Feira de Condomínios & Encontro de Síndicos

Dia das Crianças: como aproveitar o Centro

Cine Henfil, em Maricá, tem programa para Dia das Crianças