Exposição no CCBB RJ põe "Brasil no centro do mapa" | Diário do Porto


Exposição

Exposição no CCBB RJ põe “Brasil no centro do mapa”

A exposição “Brasil no [Centro do] Mapa” apresenta uma série de preciosidades da cartografia com 22 mapas, desde o século XVI até hoje

19 de abril de 2022

Brasil no centro do mapa: exposição começa às vésperas do Descobrimento

Compartilhe essa notícia:


O CCBB RJ inaugura nesta quarta, 20 de abril, a exposição “Brasil no Centro do Mapa” e apresenta uma série de preciosidades da cartografia com 22 mapas, desde o século XVI até hoje. A curadoria é de Paulo Protásio, diretor executivo da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável.

Com curadoria de Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio e consultoria do geógrafo André Alvarenga, a mostra traz tesouros da cartografia, como a Carta Rogeriana, que marca o período de transição entre a fase em que o mediterrâneo era dominado por muçulmanos.

“Brasil no centro do mapa” traz ainda quatro mapas temáticos: emissão de CO2 por habitante, lixo plástico, unidades de conservação e energias renováveis.


VEJA TAMBÉM:

Tudo sobre os 4 dias da CasaBloco no Clube Monte Líbano

Criptomoeda distribui croissants no Rio e em NY

Mocidade vai exaltar Oxóssi com ‘Batuque ao caçador’


Outro ponto alto da exposição é “Cartografia de Anna Bella Geiger”, segmento da mostra que apresenta um vídeo inédito e três obras da série de cartografia (duas gravuras e uma caixa objeto) da artista.

Influenciada pelo seu casamento com o renomado geógrafo brasileiro Pedro Geiger, Anna Bella Geiger desenvolveu um trabalho único com mapas, pelos quais é conhecida no mundo todo.

Como parte da programação da exposição “Brasil no centro do mapa”, será realizado um seminário de três dias sobre o tema, na última semana de maio e primeira semana de junho de 2022. A mostra fica ambientada até o dia 20 de junho, no 4º andar do CCBB-RJ e contará com visitas mediadas pelos arte educadores do CCBB Educativo. A entrada é gratuita!

 


SERVIÇO:

Brasil no [Centro do] Mapa

26 mapas e “Cartografia de Anna Bella Geiger” (um vídeo inédito, duas gravuras e uma caixa objeto da artista)

Exposição: de 20 de abril até 20 de junho de 2022

CCBB-RIO – 4º andar

Entrada gratuita

Não é necessário retirar ingresso

Rua Primeiro de Março, 66 – (21) 3808-2020

www.bb.com.br/cultura/www.twitter.com/ccbb_rj/www.facebook.com/ccbb.rj