O CCBB RJ inaugura nesta quarta, 20 de abril, a exposição “Brasil no Centro do Mapa” e apresenta uma série de preciosidades da cartografia com 22 mapas, desde o século XVI até hoje. A curadoria é de Paulo Protásio, diretor executivo da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável.
Com curadoria de Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio e consultoria do geógrafo André Alvarenga, a mostra traz tesouros da cartografia, como a Carta Rogeriana, que marca o período de transição entre a fase em que o mediterrâneo era dominado por muçulmanos.
“Brasil no centro do mapa” traz ainda quatro mapas temáticos: emissão de CO2 por habitante, lixo plástico, unidades de conservação e energias renováveis.
VEJA TAMBÉM:
Tudo sobre os 4 dias da CasaBloco no Clube Monte Líbano
Criptomoeda distribui croissants no Rio e em NY
Mocidade vai exaltar Oxóssi com ‘Batuque ao caçador’
Outro ponto alto da exposição é “Cartografia de Anna Bella Geiger”, segmento da mostra que apresenta um vídeo inédito e três obras da série de cartografia (duas gravuras e uma caixa objeto) da artista.
Influenciada pelo seu casamento com o renomado geógrafo brasileiro Pedro Geiger, Anna Bella Geiger desenvolveu um trabalho único com mapas, pelos quais é conhecida no mundo todo.
Como parte da programação da exposição “Brasil no centro do mapa”, será realizado um seminário de três dias sobre o tema, na última semana de maio e primeira semana de junho de 2022. A mostra fica ambientada até o dia 20 de junho, no 4º andar do CCBB-RJ e contará com visitas mediadas pelos arte educadores do CCBB Educativo. A entrada é gratuita!
SERVIÇO:
Brasil no [Centro do] Mapa
26 mapas e “Cartografia de Anna Bella Geiger” (um vídeo inédito, duas gravuras e uma caixa objeto da artista)
Exposição: de 20 de abril até 20 de junho de 2022
CCBB-RIO – 4º andar
Entrada gratuita
Não é necessário retirar ingresso
Rua Primeiro de Março, 66 – (21) 3808-2020
www.bb.com.br/cultura/www.twitter.com/ccbb_rj/www.facebook.com/ccbb.rj