Exposição interativa simula ação do homem sobre o planeta

O Museu do Amanhã realiza várias atividades sobre o nosso conhecimento e os impactos sobre o planeta na ‘Semana do Antropoceno’, de 21 a 26 de agosto.

A relação e os impactos do homem no meio ambiente serão discutidos na 'Semana do Antropoceno' (Foto: Divulgação)
Os impactos do homem no meio ambiente serão discutidos na ‘Semana do Antropoceno’

TERÇA-FEIRA, 21 de agosto

Semana do Antropoceno no Museu do Amanhã

Nas últimas décadas, os seres humanos poluíram rios, mares, solos e lançaram toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera. Toda esta atividade é o ponto central do que muitos pesquisadores consideram como uma nova época geológica: o Antropoceno. Para discutir estas questões, o Museu do Amanhã realiza, de 21 a 26 de agosto, a Semana do Antropoceno.

Entre os dias 21 e 26 de agosto, com entrada gratuita, serão realizadas várias atividades sobre a nova era geológica em que o Homem traz fortes impactos sobre a Terra. Uma delas é a exposição interativa Explorando o Planeta, que o Museu de Ciências da Terra leva para o lounge do Museu do Amanhã afim de promover reflexão sobre a relação humana com o meio ambiente e o impacto do consumo nos últimos séculos (veja mais aqui).

A exposição apresenta fósseis de preguiça-gigante, minerais de vários tipos e equipamentos antigos de navegação. Os visitantes poderão fazer seu próprio experimento geológico e análises químicas com diferentes tipos de água. Outra novidade é uma caixa de areia com sensores que mostram as diferenças de altura entre os montes de areia – usando, para isto, cores diferentes e realidade aumentada, que permite entender, com maior facilidade, conceitos de Geografia como curvas de nível, por exemplo.

Confira a programação completa do Museu do Amanhã no site.

De 21.8.18 a 26.8.18. Gratuita

Centro Cultural dos Correios

DESTAQUE: ‘Uma afirmação da presença‘: Em época de selfies, as curadoras Lúcia Avancini e Marilou Winograd convidaram 70 artistas para desenvolver sua selfie conceitual. Fazer de sua obra a imagem de si próprio, referenciada aos autorretratos produzidos ao longo da história da arte.

De 25.7.18 a 9.9.18. De 12h às 19h. Entrada franca.

Programação:Uma afirmação da presença‘ (25.7.18 a 9.9.18)

Museus

Museu de Arte do Rio (MAR)

DESTAQUE: Buscando uma abordagem diversa da usual, a exposição ‘Tunga – o rigor da distração reúne prioritariamente, pela primeira vez, um conjunto de obras focado em desenho, fotografia, cinema e texto, tomando a escultura e a instalação — aspectos mais conhecidos da obra de Tunga —, secundariamente.

De 30.6.18 a 4.11.18. Entrada franca.

Programação: ‘Universidade das Quebradas no MAR Resistência e Reinvenção‘ (21.08.18)’ | ‘Feito poeira ao vento – fotografia na coleção MAR’ (19.8.17 a 19.8.18) | ‘O Rio do samba: resistência e reinvenção’ (28.4.18 a 10.3.19) | ‘Tunga – o rigor da distração’ (30.6.18 a 4.11.18).

Das 9h30 às 18h. Entrada franca.

Museu do Amanhã

DESTAQUE: O Museu do Amanhã realiza várias atividades sobre o nosso conhecimento e impacto sobre o planeta na Semana do Antropoceno.

Programação: ‘Marcas da ação humana no planeta‘ (21.8.18 a 26.8.18| ‘Explorando o planeta‘ (21.8.18 a 26.8.18).

De 21.8.18 a 26.8.18. A inscrição é pelo site

Museu Histórico Nacional

DESTAQUE: A exposição temporária ‘Paisagens da Guerra – A pintura de E. de Martino‘ – coleção do pintor italiano que se estabeleceu no Brasil entre 1867 e 1875 – retrata as mais representativas batalhas navais da história brasileira.

Programação: ‘Oreretama’ | ‘Portugueses no mundo – 1415 a 1822’ | ‘A construção da nação – 1822 a 1889’ | ‘A cidadania em construção – 1889 a atualidade’ ‘Farmácia homeopática Teixeira Novaes’ | ‘Do móvel ao automóvel: transitando pela história’.

Das 13h às 17h. A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Palácio Tiradentes

A mostra ‘Três Vezes Rio‘ reúne fotografias do artista plástico e fotógrafo Aristides Corrêa Dutra. É uma rememoração de sua vivência em diferentes lugares da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Da riqueza colonial ao contemporâneo, a mostra transcorre pelo neomedievalismo ao nacionalismo caboclo.

De 2 a 31 de agosto. Entrada franca.

Boates e Casas de Show

Mississippi Delta Blues Bar

Terça-feira é dia de Clube do Blues: Mauricio Sahady chama seus convidados.

A partir das 20h30. Entrada franca.

Todas as Notícias