Expedição One Ocean vem ao Rio alertar para importância dos oceanos | Diário do Porto


Sustentabilidade

Expedição One Ocean vem ao Rio alertar para importância dos oceanos

A bordo do centenário veleiro Statsraad Lehmkuhl, expedição One Ocean chega ao Rio para alertar sobre a importância dos oceanos para o futuro da humanidade

15 de fevereiro de 2022

Veleiro da Expedição One Ocean chega ao Rio para conscientizar sobre a importância dos oceanos para futuro da humanidade (divulgação/One Ocean Expedition)

Compartilhe essa notícia:


A bordo do centenário veleiro “Statsraad Lehmkuhl”, expedição One Ocean tem previsão para atracará no Pier Mauá no próximo dia 23 de fevereiro. A embarcação de 108 anos de idade e  98 metros de comprimento foi  reformada e equipada com tecnologia de última geração para coletar dados sobre física, química e biologia dos oceanos ao longo da viagem, além de sediar o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro.

A passagem do navio-escola pelo Rio de Janeiro pela expedição One Ocean terminará em 26 de fevereiro.

“A chegada ao Brasil do veleiro “Statsraad Lehmkuhl” e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação bilateral: oceano azul, futuro verde”, explica Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil.


LEIA TAMBÉM:

De volta ao trabalho, Câmara inicia debates sobre Plano Diretor

Maricá terá megateleporto para recepção de internet 5G via satélite

RJ registra saldo comercial de US$ 10 bi em 2021


One Ocean alerta para importância dos oceanos para futuro da humanidade

A One Ocean é uma viagem ao redor do planeta organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas.  E expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo.

Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. No momento da conclusão dessa reportagem, o veleiro estava navegando na costa da Bahia, próximo à fronteira com o Espírito Santo. Para acompanhar a viagem clique aqui.

Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.

 

 

 


/