Os eventos de entretenimento e de negócios movimentam cerca de R$ 14 bilhões por ano no Rio. Entre eles estão o Carnaval e o Réveillon que, somados a feiras, congressos, festivais e outros, arrecadam R$ 865 milhões em impostos e geram em torno de 170 mil empregos diretos e indiretos.
Esses dados foram apresentados durante a abertura do Apresenta Rio Summit, no Hotel Fairmont, em Copacabana. A conferência é uma realização da Associação de Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins (Apresenta Rio), entidade que reúne cerca de 150 empresários desse segmento da economia.
Na abertura da conferência, o governador Wilson Witzel, anunciou que a Secretaria de Estado de Turismo terá em 2020 cerca de R$ 100 milhões de orçamento, o que significa quintuplicar os recursos deste ano. Witzel disse que serão criados no exterior 5 escritórios de promoção do Rio.
O secretário estadual de Turismo, Otavio Leite, destacou iniciativas governamentais de incentivo ao setor de eventos, como os novos decretos que permitiram o diferimento do ICMS cobrado sobre produtos vendidos por expositores de outros Estados e a redução da alíquota para o setor de alimentos e bebidas.
“As condições para que o potencial turístico do Rio de Janeiro seja desenvolvido ao máximo já estão sendo criadas. Isso significa que há uma compreensão do fenômeno econômico, social e estratégico que turismo tem para o nosso Estado. Este setor é o que mais fala sobre a vocação do Rio” disse Otavio Leite.
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Neste ano, há a previsão de que serão realizados 311 eventos no Estado, superando os 288 de 2018. As feiras, congressos e festivais devem trazer cerca de 500 mil visitantes ao Rio. O calendário de eventos é visto como um grande fator para atração de turistas, estimulando investimentos em novos negócios e na geração de empregos.
As discussões na Apresenta Rio Summit contaram com a participação de empresários importantes desse segmento da indústria do turismo, atraindo cerca de 400 pessoas. Foram debatidos temas como tributação, leis de incentivo, novas oportunidades de negócios, licenciamentos e perspectivas do setor de entretenimento.
“Nosso objetivo é estimular para que o ambiente de negócios seja o melhor para todo mundo. O governador disse que o turismo é o novo petróleo. Trazemos aqui que o entretenimento é o novo turismo”, declarou o diretor presidente da Apresenta Rio, Pedro Guimarães.