Diário do Porto

Evento na Ilha do Governador promove sustentabilidade e cultura

Caminhão ODS foto Divulgação

Caminhão ODS, na Ilha do Governador, leva programações para aproximar a população da Agenda 2030 da ONU (foto: Divulgação)

No próximo sábado, 19 de outubro, os moradores da Ilha do Governador terão um evento gratuito no Estádio Luso Brasileiro, na Portuguesa, com shows musicais, teatro, atendimentos básicos de saúde, orientações sobre abertura de microempreendedores individuais (MEIs), mentoria para pequenos empresários, exposição de robótica e oficinas de culinária sustentável. As crianças terão um espaço especial, com atividades como pintura facial, ballet infantil brincadeiras educativas.

São esperadas cerca de 4 mil pessoas para as programações do projeto Caminhão Artístico ODS, que visam aproximar a população da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento é organizado pela NTICS Projetos e patrocinado pela Moove. A programação vai realizar atividades voltadas à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As 17 ODS reúnem metas como erradicação da pobreza, cuidados para uma saúde de qualidade, igualdade de gênero e justiça social.

“Os ODS estão entre os temas globais de maior urgência, porque eles não só reúnem os principais desafios enfrentados pela sociedade hoje, mas também propõem metas claras para que consigamos solucionar estas questões. Com isso, desde 2017, nós realizamos a iniciativa Conhecendo os ODS, que conta com um caminhão que percorre diferentes cidades do país, levando informações, serviços e reunindo parceiros que conseguem trazer diversas formas práticas para que as pessoas incluam os ODS em seu dia a dia”, explicou Ana Carolina Xavier, CEO e Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Ilha do Governador recebe o Caminhão ODS

Além da ação na Ilha do Governador, cerca de 6 mil alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro estão estão recebendo em suas escolhas um espetáculo que discute temas como sustentabilidade, igualdade de gênero, saúde e bem-estar. Nas apresentações, levadas pelo Caminhão ODS, os estudantes contam com oficinas teatrais para exercitar expressão corporal e improviso, de forma que melhore a comunicação.

“Com metodologia lúdica e didática, o projeto dissemina conhecimento sobre temas socioambientais que ajudam na transformação de estudantes, professores e cidadãos em agentes de mudança da sociedade, além de oportunizar o desenvolvimento econômico e ampliar impacto positivo para comunidades da Ilha do Governador. É uma enorme alegria patrocinar essa super iniciativa, que se alinha ao nosso propósito “mover pessoas e negócios do jeito certo para todos” explica Lorena Nascimento, Coordenadora de Sustentabilidade da Moove.

O Caminhão ODS conta com a parceria de organizações locais para a realização dos serviços e atividades da iniciativa. Entre os contribuidores, estão a Secretaria Municipal de Educação do Rio, a Universidade Estácio, a Patrulha Ambiental da Polícia Militar do Rio de Janeiro e o Hospital Ilha do Governador.

Serviço


LEIA MAIS:

Proposta quer ferrovia do Porto do Açu até Itaguaí

MAR abre exposição sobre Elisa Martins da Silveira

Firjan diz que PIB do Rio cresce mais do que o do Brasil

Sair da versão mobile