Estado retoma crédito consignado a 440 mil servidores | Diário do Porto

Economia

Estado retoma crédito consignado a 440 mil servidores

Saiba como acessar o RJeConsig, novo portal de empréstimos para servidores ativos, inativos, pensionistas e beneficiários do Previ-Banerj

1 de maio de 2021
Servidores do Estado do Rio trabalhando durante a pandemia: crédito consignado pode contemplar 440 mil servidores (Foto: Divulgação GovRJ)


Compartilhe essa notícia:


Cerca de 440 mil servidores estaduais serão beneficiados com a volta do serviço de crédito consignado, em um novo sistema que promete mais qualidade, transparência e segurança, após um período de implantação de cerca de 30 dias. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado ao lançar o RJeConsig, novo portal de empréstimos para servidores ativos, inativos, pensionistas e beneficiários do Previ-Banerj(veja abaixo como acessar).

O objetivo do RJeConsig é proporcionar a gestão dos descontos em contracheque e a possibilidade de simular e solicitar empréstimos consignados. No novo sistema, é possível consultar sua margem atualizada em tempo real, simular a contratação de um empréstimo e obter um ranking das melhores taxas de crédito consignado do mercado.

O servidor poderá também renegociar consignados e fazer a portabilidade para o portal. Além disso, o Governo do Estado vai regularizar os descontos consignados dos servidores. Os débitos serão realizados a partir da próxima folha de pagamento, segundo os contratos firmados com os bancos, visando a reduzir a inadimplência por conta do tempo de inatividade.

O Portal de Consignações reúne informações diretamente para o usuário, de forma segura e sigilosa, dando transparência ao processo de consignações, já que passam a ter informações reais na palma da mão. Além disso, os servidores contam com a facilidade do aplicativo eConsig gratuito no celular, disponível para download gratuito nas lojas App Store e Google Play.

Saiba mais do Portal de Consignações

RJeConsig
Novo sistema para crédito consignado de servidores é lançado pelo Governo do Estado (Imagem: GovRJ)

Desenvolvida pela empresa contratada Zetra, contratada pela Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Subgep), a tecnologia mostra a margem consignável e um ranking com as melhores taxas de várias instituições financeiras, permitindo a contratação da modalidade de crédito direto pelo site ou pelo aplicativo eConsig.

“Sabemos da urgência dos servidores e, com este serviço, eles vão voltar a ter acesso a taxas mais baixas e prazos mais confortáveis”, explicou o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

No período de implantação, a Subgep e a Zetra trabalharam para regularizar os descontos consignados aos servidores. Com isso, os descontos na próxima folha de pagamento serão realizados de acordo com seus contratos firmados com os bancos, visando reduzir a inadimplência devido ao tempo de inatividade.

No novo sistema, é possível conferir o extrato detalhado das consignações na opção “Consultar Consignações”. O novo serviço está, em conformidade com a normativa da ISO 27001 (Segurança da Informação) e 9001 (Gestão da Qualidade).

Primeiro acesso

Para o primeiro acesso ao Portal de Consignações, os servidores ativos, pensionistas especiais e beneficiários do Previ-Banerj precisam entrar no Portal do Servidor e buscar sua “Senha Provisória”, na opção “Contracheque”.

Caso seja servidor inativo ou pensionista, a “Senha Provisória” está disponível na área de empréstimo do site do Rioprevidencia – consultar também na área de Contracheque. Para ex-participantes e beneficiários do Previ Banerj, o acesso é exclusivamente pelo RJConsig Previ-Banerj.

Com a senha provisória em mãos, basta entrar no Portal RJeConsig e fazer seu login com CPF. Jamais compartilhe a sua senha com terceiros. Todas as informações sobre a retomada do crédito consignado estão disponíveis em www.servidor.rj.gov.br.

Como acessar o Portal RJeConsig pela primeira vez?

Servidor ativo Veja o vídeo tutorial clicando aqui
Servidores inativos e pensionistas do RioprevidênciaVeja o vídeo tutorial clicando aqui
Beneficiários da Previ-BanerjVeja o vídeo tutorial clicando aqui