Diário do Porto

Esquenta COP no Museu do Amanhã discute crise climática

Museu do Amanhã

Museu do Amanhã realiza a primeira edição do projeto Esquenta COP: emergência climática em pauta (foto: reprodução da Internet)

O Museu do Amanhã está realizando em outubro a primeira edição do Esquenta COP: emergência climática em pauta, com três encontros para discutir questões centrais do aquecimento global. Essas discussões se relacionam com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024 (COP29), fórum internacional sobre mudanças climáticas da ONU que vai acontecer em novembro em Baku, no Azerbaijão.

No dia 4 de outubro, aconteceu o primeiro encontro do Esquenta COP. O tema central da data foi agricultura sustentável. Com rodas de conversas, oficinas e ativação artística, os participantes debateram sobre o uso do solo e o processo de transição para práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente. Entre os palestrantes, esteve Marcello Brito, do Consórcio Amazônia Legal, e Weber Amaral, da ESALQ-USP.

Mais dois encontros vão acontecer nos dias 11 e 12 de outubro. No dia 11, o foco será a transição energética, elencado como assunto prioritário na COP 28, de 2023. A programação pretende analisar os desafios e oportunidades do Brasil nesse cenário, com uso de uma imersão artística para mostrar os processos de transformação da matéria na natureza. Os debates vão ter a participação de Karina Araújo Sousa, do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Junqueira, da WWF, e de especialistas do setor de energia.

No dia 12, o tema central é a integração entre cultura e clima. A ideia é discutir como a cultura pode ser um motor para a conscientização e ação frente à emergência climática, por meio de oficinas voltadas para crianças e adultos, como a “COP dos Bichinhos” e a “Caminhada pela Justiça Climática”. Marcele Oliveira, do PerifaLab, e Thiago Jesus, do People’s Palace Project, vão participar dos debates deste dia.

Programação do Esquenta COP

Datas: 11 e 12 de outubro de 2024
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Horário: Das 10h às 19h
Entrada: Gratuita, ingressos por esse link.
Classificação: Livre (exceto atividades específicas)

Atividades:

Mais informações:
Museu do Amanhã – www.museudoamanha.org.br


LEIA MAIS:

MPF quer que Banco do Brasil faça reparação por apoio à escravidão

Maricá planeja Parque Tecnológico para 2025

Negro Muro celebra a memória negra, com painel no Galeão

Sair da versão mobile