Teatro

‘Entre cravos e lírios’ no palco só até domingo

Após circular pelos EUA e Chile, espetáculo de Brasília inspirado em obras de Beckett, Gogol e Shakespeare faz quatro apresentações no Teatro Carlos Gomes

5 de fevereiro de 2019
Uma dupla de vagabundos excêntricos que vivem à margem da sociedade (Foto: Vitor Schietti/Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:

Há 5 anos em cartaz, o espetáculo “{Entre} Cravos & Lírios” chega ao palco do  Teatro Carlos Gomes depois de apresentações nos EUA, Chile e outros 5 estados brasileiros. A estreia foi nesta quinta, 7 de fevereiro, e a apresentação será só até domingo 10. Dirigida por Lidiane Araújo, a peça conta a história de dois vagabundos excêntricos misturando toques de palhaçaria com linguagem teatral. 

Ana Vaz e Denis Camargo dão vida aos protagonistas no espetáculo livremente inspirado nas obras Meu primeiro amor, de Samuel BeckettO Capote, de Nicolai V. Gogol e na frase “ser ou não ser, eis a questão”, de Shakespeare. Este é o sexto espetáculo desenvolvido pelo BR SA Coletivo de Artistas, grupo híbrido de profissionais das artes de Brasília.

A peça traz à cena uma dupla de excêntricos que vivem à margem da sociedade. Um deles mora em um cemitério, pelo desejo de não se afastar do túmulo de sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove fragmentos tragicamente cômicos que retratam com simplicidade vários aspectos da miséria e da poética humana.

 


LEIA MAIS:

Para você guardar: os blocos de fevereiro no Rio

Confira 7 ótimas rodas de samba no centro da cidade

Para tudo! Os melhores filmes do ano no CCBB


 

“Buscamos fazer com que o espectador leve para casa a percepção que o bem estar em sociedade depende muito mais de valores como solidariedade, empatia e otimismo do que do acúmulo de bens, do consumismo e do individualismo tão incentivados no mundo atual”, instiga a diretora Lidiane Araújo, que também assina a dramaturgia. “Essa tomada de consciência por parte do público ocorre porque o espetáculo faz rir com ironia e, portanto, a gargalhada às vezes dá lugar ao sorriso de canto de boca, dividido entre a diversão e a reflexão.”

A construção do espetáculo foi realizada em um processo colaborativo, através de improvisações dos atores. Além das provocações da direção, a realização contou com uma especial assessoria de comicidade de Ana Flávia Garcia, trazendo um humor de caráter universal à obra, que tem sido bem recepcionada por públicos diversos.

“Trabalhamos com um hibridismo entre a linguagem teatral e a da palhaçaria. Ambas coexistem no palco continuamente, sem priorizarmos nenhuma das duas, com espaço para o jogo, para a repetição e também para o improviso – que na palhaçaria é um compromisso”, destaca o ator Denis Camargo.

O trabalho recebeu indicações para prêmios nas categorias Espetáculo, Diretor, Dramaturgia, Ator e Cenografia, e levou os de Melhor Atriz (Ana Vaz) e Melhor Figurino (Andrea Patzsch) no Prêmio SESC do Teatro Candango (DF).

SERVIÇO:

“{ENTRE} CRAVOS E LÍRIOS”

Temporada: 07 a 10 de Fevereiro de 2019

Horários: Quinta à Sábado – 19h / Domingo – 18h

Teatro Carlos Gomes – Praça Tiradentes, s/nº – Centro

Telefones: (21) 2215-0556 / 2224-3602

Ingressos: R$ 20 (inteira)

Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Compartilhe essa notícia em sua rede social: