Emprega Porto liga empresas à mão de obra da região | Diário do Porto

Emprego

Emprega Porto liga empresas à mão de obra da região

Mais de 400 moradores do Porto já se cadastraram para participar de programa de geração de emprego e renda da Prefeitura do Rio

13 de setembro de 2021


Funcionária do Sterna Café, Andrezza Torres mora a cinco minutos do trabalho (foto/Cdurp)


Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio lançou recentemente o programa Emprega Porto de fomento à empregabilidade no Porto Maravilha. A parceria entre a Gerência Executiva Local Portuária (GEL) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) faz a ponte entre as empresas da região e a mão de obra local. Moradores da Região Portuária fazem um cadastro que gera um banco de dados posteriormente apresentado às companhias. Com a chegada de novas empresas aos condomínios corporativos do Porto, a demanda por mão de obra na região vem aumentando.

A GEL Portuária gerencia o programa, fazendo o levantamento com as empresas estabelecidas e as recém-chegadas à região. Após o mapeamento, as vagas são divulgadas para os mais de 30 mil moradores dos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo. E as empresas dão preferência aos residentes do entorno. O Sterna Café, no Aqwa Corporate, foi dos primeiros negócios a aderir à iniciativa. A cafeteria, especializada em grãos especiais, fica no térreo do imponente edifício da Via Binário do Porto e abriu as portas depois que o condomínio atingiu 85% de ocupação.

Sócia do Sterna Café, Soraya Celeman diz que é um orgulho fazer parte da revitalização da região portuária. “Acreditamos muito no potencial do Porto Maravilha. E temos visto uma região cada vez mais valorizada com o aporte de novos investimentos. Queremos continuar participando da construção desse legado gerando agora empregabilidade à população local, priorizando a contratação de moradores do entorno”, conta ela, que já tem uma funcionária moradora do Porto e agora busca mais um via Emprega Porto.


LEIA TAMBÉM:

Maxi inicia visitação guiada em estúdio de Realidade Estendida

RioGamer é destaque na 19ª edição da Rio Info

Cury antecipa 3ª fase do Rio Wonder e atrai multidão ao Porto


Melhora na qualidade de vida do Porto

A Andrezza Torres trabalha no Sterna Café. Ela é moradora do Morro do Pinto, situado a poucos quilômetros dali. Para ela, trabalhar próximo de casa é um privilégio. Antes ela trabalhava em São Cristóvão, que nem é tão longe assim. Mas já sentiu a melhora na qualidade de vida com o emprego novo. “Venho e volto de VLT. Quando saio do trabalho levo cinco minutos até em casa. É bom demais”, comemora.

No Largo de São Francisco da Prainha, o tradicionalíssimo Angu do Gomes também aderiu ao programa e já disponibilizou três vagas para pessoas que moram no entorno. Empresas que queiram fazer parte do programa podem entrar em contato com a GEL Portuária pelo e-mail: empregaporto.gel@gmail.com e moradores da região interessados em participar devem preencher formulário no endereço: tinyurl.com/empregaportorj.