Diário do Porto

Embraer vende 4 KC 390 à Suécia e entrega mais 1 para a Base do Galeão

Embraer avião KC 390 entregue à Base Aérea do Galeão

Embraer entregou à Base Aérea do Galeão o oitavo KC 390 fabricado para a FAB (foto: Embraer / Divulgação)

Já está operando na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, mais um KC 390 Millennium, avião militar fabricado pela Embraer. A Força Aérea Brasileira (FAB) integrou a aeronave, de matrícula FAB2860, ao Esquadrão Gordo, sediado na Ilha do Governador, sendo a oitava da frota militar nacional.

Além do mercado doméstico, o KC-390 tem conquistado clientes internacionais. Neste mês, a Embraer anunciou a venda de quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium para a Suécia, em um programa europeu conduzido em parceria com Holanda e Áustria, que adquiriram coletivamente nove unidades em 2024. O contrato sueco ainda prevê sete opções de compra adicionais. Portugal foi o primeiro comprador estrangeiro, com cinco unidades contratadas em 2019, seguido pela Hungria, que adquiriu duas aeronaves. 

Segundo a Embraer, a chegada desta aeronave à Base Aérea do Galeão reforça a capacidade da FAB como vetor tático e estratégico e consolida a posição da empresa como referência em aviões militares de médio porte. Fabricado em Gavião Peixoto (SP), o KC-390 é um avião multimissão, capaz de realizar transporte de tropas e cargas de grande volume, evacuação aeromédica, apoio logístico, missões humanitárias e combate a incêndios. 

A Base Aérea do Galeão é uma das principais unidades operacionais da FAB e tem papel estratégico nas missões de transporte aéreo, reabastecimento em voo e apoio logístico. Além dessas funções, a Base atua como centro de apoio logístico para grandes operações militares e humanitárias, tanto no Brasil quanto no exterior, e serve como ponto estratégico de ligação entre o território nacional e missões internacionais. A base também abriga unidades de manutenção e treinamento.

Embraer firma parceria com a Índia

O negócio internacional mais recente da Embraer foi anunciado no último dia 17, na Índia, com um Acordo de Cooperação Estratégica com o conglomerado indiano Mahindra Group para promover o avião de transporte militar C-390 Millennium no mercado indiano. Além de atender às necessidades da força aérea, a parceria busca transformar a Índia em um polo regional de produção e exportação do C-390 Millennium, fortalecendo a presença global da Embraer no setor de defesa.

A Embraer é uma empresa que foi privatizada em 1994, mas o Governo Federal continua detendo uma “golden share”, ação que dá direito de veto em determinadas situações. Em 2019, a gestão de Bolsonaro autorizou a venda da parte da Embraer dedicada à aviação civil para Boeing, dos EUA, mas a empresa americana desistiu do negócio.


LEIA TAMBÉM:

Jeep fará seu novo carro, o Avenger, no Estado do Rio

Maricá capacita 2.500 pessoas para o complexo turístico Maraey

TCE-RJ manda que Rioprevidência pare operações no Banco Master

Sair da versão mobile