Diário do Porto

Edital promove inovação e empreendedorismo sustentável no Rio

Edital da Faperj investirá até R$ 21 milhões em projetos de impacto social

O edital prevê a implantação de hubs de conhecimento, incubadoras, laboratórios colaborativos e escritórios de negócios comunitários (foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram um novo edital voltado ao fortalecimento do empreendedorismo e da inovação sustentável em comunidades do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa marca o início da segunda fase do Programa Parque de Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (PISTA), com investimento previsto de até R$ 21 milhões.

Edital com foco no desenvolvimento local e sustentável

O programa prevê a implantação de hubs de conhecimento, incubadoras, laboratórios colaborativos e escritórios de negócios comunitários em áreas como Rocinha, Complexo do Alemão, Maré, Cidade de Deus e Petrópolis, na região serrana. Também está prevista a criação de um observatório comunitário e o levantamento da economia de impacto local, com base em um modelo de governança compartilhada.

A ação faz parte do projeto “Aceleração dos ODS no Estado do Rio de Janeiro – Agenda Rio 2030”, que tem como objetivo implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de ações de planejamento estratégico, capacitação de gestores públicos e criação de ferramentas para monitoramento das metas globais.

Edital está aberto até 27 de junho

A seleção dos projetos será feita por meio do edital “PISTA: Conectando Territórios Inovadores”, lançado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). As propostas devem ser enviadas até o dia 27 de junho de 2025, por meio do sistema SisFaperj.

Podem participar pessoas físicas vinculadas a instituições formais e organizações com ou sem fins lucrativos sediadas no estado. O edital está dividido em duas faixas:

Os critérios de avaliação incluem grau de inovação, impacto social e ambiental, articulação territorial, existência de parcerias locais e histórico de atuação na comunidade.

Experiências anteriores e novos caminhos

Na primeira fase do programa, em 2021, foram apoiadas iniciativas como o Óleo no Ponto, que transforma óleo de cozinha usado em produtos de limpeza, e o Carteiro Amigo Expresso, que ampliou sua atuação após o apoio recebido. O governador Cláudio Castro afirmou que o PISTA promove soluções “adaptadas às especificidades de cada território” e contribui para gerar renda e fortalecer negócios locais.

O edital completo com todas as informações sobre critérios de elegibilidade, documentação exigida e valores disponíveis pode ser acessado no site da Faperj. As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do sistema SisFaperj até o dia 27 de junho de 2025. Clique aqui para acessar o edital e iniciar sua inscrição.


LEIA TAMBÉM:

Air France faz vôo especial ao Rio contra LGBTfobia

Fórum de Finanças Climáticas, no Rio, reúne cúpula da COP30

Porto Maravalley sedia evento para Rio liderar inteligência artificial

Sair da versão mobile