Ecoenel troca lixo por desconto em conta de luz | Diário do Porto


Meio Ambiente

Ecoenel troca lixo por desconto em conta de luz

Ecoenel oferece desconto na conta de luz da Enel em troca de materiais recicláveis: papel, plástico, metal e vidro. Saiba como aderir ao programa

17 de maio de 2021

Programa criado pela Enel trocas materiais recicláveis por descontos na conta de luz (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Resíduos que a gente joga fora, como papel, plástico, metal e vidro, pode ter um destino bem mais proveitoso do que a lata de lixo: virar descontos na conta de energia elétrica. É isso que milhares de consumidores da Enel Distribuição Rio vêm fazendo em cidades do Estado do Rio de Janeiro ao aderir ao programa Ecoenel. A Enel é uma das mais recentes empresas com sede instalada no Aqwa Corporate, no Porto Maravilha.

São 91 pontos de coleta fixos e itinerantes para que clientes da concessionária possam fazer o descarte corretamente e economizar na fatura de energia elétrica. Os 17 ecopontos fixos funcionam em Niterói, São Gonçalo, Petrópolis, Cabo Frio, Cordeiro e Cantagalo. As unidades seguem os protocolos de higiene e segurança, como uso de máscara, luvas e álcool pelos colaboradores e orientações sobre o distanciamento mínimo.

Em dois anos, o programa Ecoenel beneficiou 26 mil clientes e arrecadou mais de 2,8 mil toneladas de resíduos. Os bônus nas faturas chegaram a R$ 1 milhão, com redução de 50% ou mais. Além disso, o Ecoenel evitou a emissão de 7,9 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, o equivalente à preservação de 21 mil árvores.

 

Reciclagem Enel (5)
Ecoponto para entrega dos materiais recicláveis da Enel (Foto: Divulgação)

 

Como aderir ao Ecoenel e ganhar e ganhar descontos

Para fazer parte do Ecoenel, basta apresentar a conta de luz em um ponto de coleta e receber o cartão Ecoenel. O consumidor também pode baixar gratuitamente o aplicativo do Ecoenel, disponível na plataforma Android. Após o cadastro, leva os resíduos pré-separados por tipo até o ponto de sua preferência. Alguns ecopontos recebem até 160 tipos de resíduos eletrônicos como aparelhos celulares, televisores, liquidificador e chuveiro.

No Ecoenel, os materiais são pesados, e bônus é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. Para agilizar o processo de entrega e pesagem dos resíduos, os materiais devem ser separados e limpos com antecedência. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. Latas de alumínio devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

Programa tem reconhecimento nacional

A iniciativa da distribuidora de energia é exemplo a ser destacado neste Dia Internacional da Reciclagem (17 de maio), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco) para conscientizar a sociedade para os benefícios da redução e reciclagem de resíduos.

De acordo com Leonardo Soares, responsável pela área de Sustentabilidade da Enel, além de facilitar o pagamento dos clientes, o objetivo da companhia com o programa é incentivar o consumo consciente entre os os consumidores e promover o descarte correto dos resíduos, um dos principais desafios dos centros urbanos.

“Recebemos os materiais separados e limpos pelos clientes e os encaminhamos para o processo de reciclagem. Acreditamos no engajamento dos clientes para descartar corretamente esses materiais, atitude tão importante para o meio ambiente, que ajuda ainda na redução das contas de energia”, complementa o executivo.

Segundo ele, o programa é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente por contribuir diretamente para a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Também segue o Plano de Sustentabilidade e os compromissos assumidos pela companhia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, sobre energia acessível e limpa, consumo e produção Responsáveis e combate às mudanças climáticas.

 


 

LEIA TAMBÉM

O perigo está no ar: pipas ameaçam rede elétrica da Enel

Light e ICMBio sofrem ação do Ministério Público

Porto do Açu planeja primeira usina de hidrogênio verde do país


 

A subsidiária da multinacional italiana Enel atende 66 municípios do estado, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 quilômetros quadrados. A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Confira os ecopontos em funcionamento

 


/