É lei: Lavradio é Patrimônio Imaterial do Rio | Diário do Porto


História

É lei: Lavradio é Patrimônio Imaterial do Rio

Assembleia Legislativa aprovou PL de deputado André Ceciliano que tornou a tradicional rua boêmia da Lapa patrimônio imaterial do Estado

26 de agosto de 2021

Alerj tornou Feira do Lavradio patrimônio imaterial do Rio (Alexandre Macieira/Riotur)

Compartilhe essa notícia:


Agora é lei. A Rua do Lavradio, no centro da capital, e seus arredores podem se tornar Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que prevê o projeto de lei 4.632/21, do presidente da  Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e deputado estadual André Ceciliano (PT), que foi aprovado, em discussão única, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (26/08). O texto seguirá para sanção ou veto do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para se manifestar.

O projeto prevê a contemplação de todos os imóveis e eventos culturais realizados na extensão da rua, inclusive a Feira de Antiguidades, conhecida como Feira do Lavradio. A medida também prevê que o Poder Legislativo Municipal poderá, em conjunto com o Poder Executivo Municipal, realizar estudo de impacto para a adoção de iniciativas de investimento e manutenção dos imóveis – incluindo o abatimento ou a isenção de tributos municipais condicionados à manutenção das características históricas dos imóveis.


LEIA TAMBÉM:

Cdurp atuará por internet mais barata no Porto

Fórum de Soluções do Porto discute futuro da região

Atraso na lei atrapalha hub no Galeão


Lavradio no Reviver Centro

A região do Lavradio foi incluída no Reviver Centro, iniciativa da Prefeitura que concede benefícios fiscais e tributários para quem construir ou reformar imóveis na região Central e arredores.

“A Rua do Lavradio faz parte da história do Rio de Janeiro, pois, com apenas 700 metros de extensão, já abrigou alguns dos mais elegantes endereços do Rio Antigo e foi cenário de escritores como Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio”, justificou o autor, presidente da Casa.

Além de ser um dos endereços mais queridos dos cariocas, a Lavradio tem em suas imediações outros ícones culturais da cidade, como o Circo Voador, Fundição Progresso e o bar Rio Scenarium, a efervescente Praça Tiradentes com seus teatros e o singular Real Gabinete Português de Leitura.

 


/