Domingo tem festa dos 40 anos da Cia. Mystérios e Novidades na Praça da Harmonia | Diário do Porto


Guia Maravilha

Domingo tem festa dos 40 anos da Cia. Mystérios e Novidades na Praça da Harmonia

Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades convida bloco Boi Tatá para sua celebração de 40 anos domingo à tarde na Praça da Harmonia

25 de março de 2022

Com participação especial do bloco Boi Tatá, Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades comemora 40 anos domingo na Praça da Harmonia (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Formada por atores, músicos e célebre pela coreografias com pernaltas, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades elegeu o Dia do Teatro no próximo domingo para dar início as comemorações dos seus 40 anos de atividades. As 16h, a Praça da Harmonia será o palco da exibição do espetáculo de teatro de rua “Encantaria de Terra e Mar – cantos mágicos do Brasil”. A programação da comemoração das quatro décadas da Companhia dirigida por Ligia Veiga segue com o 1º Ensaio aberto da Orquestra de Rua do Cordão do Boitatá, às 17h30, tradicional bloco do Carnaval de Rua do Centro que mantém parceria com a Casa de Mystérios, o espaço sede da companhia.

O espetáculo “Encantaria de Terra e Mar” é inédito, mas neste ano já serviu de inspiração para performance que o coletivo fez nos espaços do Museu de Arte do Rio (MAR) e no MIMO Festival 2022 no Parque de Madureira. No domingo o público poderá assistir a versão completa do cortejo embalado pelas loas, danças e ritos das matrizes milenares africanas e ameríndias que com seus saberes ancestrais percorrerá as ruas do Porto até chegar a Praça da Harmonia. Uma grade aclamação às yabás, os caboclos e ciganos e para celebrar a “cidade que traz muitas cidades em si”, como diz a grande escritora Conceição Evaristo.

“Vamos voltar com uma programação na Praça da Harmonia, sede das artes públicas. É com alegria e fúria, afirmando a vida em toda sua potência! No domingo, juntos com os integrantes do Cordão do Boitatá, parceiros de luta e rua e na segunda-feira ao lado do grande mestre Amir Haddad no Fórum de Arte Pública.  Evoé! Saravá! – explica Ligia Veiga.

No segunda-feira 28 o ator, professor, diretor de teatro e teatrólogo mineiro Amir Haddad é o convidado para fechar a programação de aniversário da Companhia com o Fórum de Arte Pública, às 18h, também na Praça da Harmonia. O encontro que desde 2011 acontece na sede da Casa do Tá na Rua na Lapa terá esse ano pela primeira vez numa edição especial na Praça, que se transformará em um espaço de encontro, troca de vivência e debates sobre políticas públicas para as artes públicas.

Serviço

Comemoração aos 40 anos de fundação Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades

27/3 – domingo

16h – cortejo da Rua Pedro Ernesto, 21, Gamboa, sede da Cia Mystérios até a Praça da Harmonia, Praça da Harmonia, Gamboa, RJ.

16h30 – apresentação do espetáculo “Encantaria de Terra e Mar – cantos mágicos do Brasil’ – Praça da Harmonia.

28/3 – segunda-feira

18h

Fórum de Arte Pública liderado pelo diretor Amir Haddad – Praça da Harmonia.

Apoio: Polo Cultural, Armazém Cultural, Sebo nas Canelas, Cordão do Boitatá


LEIA TAMBÉM:

Ceciliano critica Gol por tirar voos do Galeão

Alerj sugere que Fundo Soberano financie produção de fertilizantes

Programa Maricá+Verde chega aos oito anos com 45 mil mudas doadas


/