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Docas do Rio vai modernizar o Cais da Gamboa

Obras estruturais no Cais da Gamboa serão realizadas para permitir o aprofundamento de berços de atracação e viabilizar operação com navios de maior porte

18 de dezembro de 2020


Cais da Gamboa é o mais antigo do Porto do Rio de Janeiro (Divulgação)


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A Companhia Docas do Rio de Janeiro(CDRJ) iniciou o processo de licitação para ampliação e modernização do Cais da Gamboa, o mais antigo trecho do Porto do Rio de Janeiro, inaugurado em 1910. As obras envolvem investimentos da ordem de R$ 195 milhões e serão iniciadas em 2021, com previsão de conclusão um ano após a contratação da empresa vencedora da concorrência. O edital de convocação pode ser encontrado no site da CDRJ.

As obras estruturais contemplarão uma faixa do Cais da Gamboa, com extensão de 600 metros, e permitirão o aprofundamento de berços de atracação, viabilizando também operação com navios de maior porte.

Segundo o superintendente de Engenharia da CDRJ, Roberto Catalão, os estudos já realizados confirmam a viabilidade técnica, socioeconômica, financeira e ambiental dessa intervenção. Ele disse que a modernização “não vai modificar as condições atuais do meio ambiente e manterá as características básicas do cais existente”

Catalão explicou que a estrutura desse trecho do Cais da Gamboa foi projetada e construída com as técnicas disponíveis à época, no começo do século 20, para um calado de cerca de 9 metros. “Essa profundidade não atende mais à maioria dos navios modernos, que necessitam de pelo menos 13,5 metros. É preciso modernizar as fundações e estruturas originais do cais, que não suportariam uma dragagem”, explicou.

Novos negócios

O diretor de Gestão Portuária da CDRJ, Mario Povia, informou que após a execução das obras de modernização do cais, a companhia pretende efetuar a dragagem do trecho. “Para o desenvolvimento de novos negócios e melhoria das condições de atratividade do porto, é imperativo o aumento operacional dessa área, que passará a receber navios de maior porte, permitindo a otimização do uso de uma infraestrutura que é fundamental para o Porto do Rio de Janeiro”.

Com a dragagem, Povia disse que o Porto poderá captar novas cargas e novas linhas de navegação, em todas as atividades relacionadas à chegada de navios e de cargas na região do porto. Segundo ele, dando início a outras conquistas como “a instalação do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfegode Embarcações (VTMIS) e a navegação noturna no canal de acesso, reduzindo os custos operacionais em razão de um significativo aumento de eficiência”.


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