Diário do Porto

Distrito de Secretário recebe 1º Encontro de Roças do Brasil

"Restaurante, lá", de Secretário, em Petrópolis

Encontro será no "Restaurante, lá", em Petrópolis, no distrito de Secretário (Foto: Facebook / "Restaurante,lá")

Tradição e inovação se misturam no 1º Encontro de Roças do Brasil, que acontece no dia 18 de julho no “Restaurante, lá”, em Secretário, Petrópolis. O evento será realizado pelo Instituto Caminho da Roça (ICR) e tem entrada gratuita, porém limitada. As inscrições podem ser realizadas pelo site.

Serão exibidos projetos de transformação cultural, social e ambiental que funcionam em pequenas propriedades rurais por todo o Brasil. O encontro será na véspera da 10ª edição do Festival AgroSerra, que também celebra a riqueza cultural das comunidades rurais brasileiras.

Rosane e Adriana são representantes do quilombo Kaonge, na Bahia. (Foto: divulgação)

O Instituto Caminho da Roça faz parte da rede do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura. É responsável pela execução, articulação, mobilização e capacitação de agentes culturais, na região serrana, incluindo Areal, Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, e o Encontro de Roças é uma das atividades do programa.

Confira os palestrantes convidados: 

Norte – Amazonas

Sônia e Tânia Vilácio, representantes da Associação de Mulheres da etnia Sateré Mawé, apresentarão o artesanato tradicional e a sabedoria das ervas medicinais que atravessam gerações.

Nordeste – Bahia, Cachoeira

Rosane Jovelino é representante do Quilombo Kaonge e conta a história do Surur, moeda local, e como a comunidade vive do artesanato e se tornou a maior produtora de ostras do país.

Sudeste – Vargem Bonita, Minas Gerais

Kleber João Soares, representante da região da Serra da Canastra, fala sobre o Queijo da Canastra, reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro.

Sul – Sítio Santa Rosa, Lajeado

Miriam Krindges representa o agroturismo e a vinicultura gaúcha, e fala sobre a magia da pisa da uva ao ritmo do samba, uma tradição que une cultura e produção.

Também estarão presentes convidados locais, o quilombo Boa Esperança, de Areal, além de produtores, especialistas em clima, agricultura e turismo.


LEIA TAMBÉM:

A Noite tem obra autorizada e Prefeitura receberá pela venda

Autonomy Investimentos é contra desapropriar o Moinho Fluminense

O Porto precisa de moradores, não de um estádio

 

 

Sair da versão mobile