Dia Mundial Sem Carro e com crianças na Praça e no Mast | Diário do Porto


Programação

Dia Mundial Sem Carro e com crianças na Praça e no Mast

Ações do Detran e de empresa de patinetes elétricos na Praça Mauá e pedalada em São Cristóvão, com piquenique no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast)

18 de setembro de 2019

Dia Mundial Sem Carro terá programação especial em São Cristóvão

Compartilhe essa notícia:


Nas cidades que sofrem muito com os engarrafamentos, como o Rio de Janeiro, incentivar reflexões sobre os malefícios do transporte individual deveria ser uma prática permanente. Só que não é. No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o mundo dá uma paradinha para pensar sobre o assunto e marcar posição. No Rio, essas ações costumam ser tímidas, mas vale a pena prestigiá-las, especialmente quando envolvem as crianças, a esperança de um planeta mais consciente e limpo.

O DIÁRIO DO PORTO destaca eventos interessantes para levar os pequenos e celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Na Praça Mauá, dentro da Semana de Trânsito, o Detran fará atividades educativas envolvendo as formas, cores do semáforo, da faixa de pedestre e outros componentes das vias públicas. As brincadeiras são das 9h às 12h.

Também na Praça, a Grow, dona das marcas de compartilhamento de bicicletas e patinetes Grin e Yellow, realiza na mesma Praça Mauá um circuito educativo sobre o uso consciente das patinetes elétricas. Instrutores da Grow darão orientações sobre regras de segurança e convivência no trânsito, com um quiz educativo sobre o uso correto do equipamento. Os interessados vão experimentar as patinetes em ambiente controlado e monitorado. A empresa também oferecerá cupons de desconto. O evento é gratuito e será realizado das 8h às 13h, em frente ao Museu do Amanhã.

Pertinho do Porto Maravilha haverá um passeio ciclístico pelo Bairro Imperial de São Cristóvão: Pedalada e Piquenique no Dia Mundial Sem Carro. Quem quiser participar tem que acordar cedo e estar a postos às 9h30 no Portão da Praça do Coreto (Campo de São Cristóvão). É uma boa oportunidade para conhecer a história do bairro e desbravar as ruas do Morro de São Januário.
O final do percurso é no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), que abre as portas às 11h para um piquenique dos atletas. As inscrições são de graça e devem ser feitas pela internet, clicando aqui. Recarregadas as baterias da família, a boa é ficar por lá para curtir o Planetário Inflável Digital. 

VEJA TAMBÉM:

Artigo: ‘Quanto tempo sobra para o Amanhã?’

Caixa libera recursos para túneis do Porto Maravilha

Exercício é chato, mas é uma poupança para a vida


Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h. Os mediadores do MAST ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e  as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.
As cúpulas do Mast, em São Cristóvão, entre árvores
As cúpulas do Mast, em São Cristóvão: um encontro com o espaço (Divulgação Mast)
Além das três sessões de projeção do planetário, estará aberta a exposição O Eclipse – Einstein, Sobral e o GPS. É uma imersão na história do fenômeno com conteúdo interativo e experiências sensoriais. Há projeções de imagens e animações que unem história e tecnologia, incluindo a simulação audiovisual do momento em que Lua começou a sobrepor-se ao Sol em 29 de maio de 1919.

Outra exposição obrigatória no MAST é Lua Nova: 50 Anos de Uma Jornada Lunar. A mostra conta um pouco sobre o feito mais audacioso da corrida espacial. Há trabalhos de jovens designers do Departamento de Artes & Design PUC-Rio, inspirados pelo tema. As obras instigam a reflexão sobre o papel da ciência, da tecnologia e da sociedade na construção de nosso futuro.

O Dia Mundial Sem Carro

O World Car Free Day, em 22 de setembro, foi criado com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. Ele começou na França, em 1997, e logo se espalhou por milhares de cidades europeias. 

Em todo o mundo a população é aconselhada a deixar os carros e motos em casa e experimentar utilizar, no dia 22, meios de transportes alternativos e que não poluam a atmosfera. As bicicletas são sempre uma das melhores opções para a maioria dos aderentes ao movimento ativista. No Rio, o lugar preferido dos ciclistas para se juntarem no Dia Mundial Sem Carro é o Aterro do Flamengo.  


SERVIÇO

FIM DE SEMANA NO MAST

Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST

Rua General Bruce, 586 / Tel: 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 21/09

– Funcionamento do Museu: das 14h às 19h

– Roda de Conversa – Ciência na Amazônia: ontem, hoje e amanhã – Auditório do Prédio Anexo – 15h

­

DOMINGO 22/09

Funcionamento do Museu: das 14h às 18h (o campus estará aberto a partir das 11h para o piquenique)

Programação da Pedalada no Dia Mundial Sem Carro

– Encontro com os participantes no Campo de São Cristóvão (Portão da Praça do Coreto) – 9h30

– Início da pedalada – 10h

Rota: Campo de São Cristóvão – General Argolo – General Bruce – São Januário – Francisco Palheta – Ricardo Machado – General Almério de Moura – Teixeira Jr. – Senador Alencar – Conde Leopoldina – Rua Bela – Campo de São Cristóvão – Esberard – General Bruce

– Piquenique no Dia Mundial Sem Carro ­- Campus MAST – 11h

– Visita às exposições – a partir das 14h

– Planetário Inflável Digital – 15h, 16h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)


/