Consolidada como referência em Tarifa Zero do Brasil, com 115 mil passageiros transportados gratuitamente todos os dias, Maricá agora quer se tornar pioneira também em sustentabilidade no transporte público. A cidade deu início ao projeto para substituir, até 2030, cem por cento de sua frota de ônibus a diesel por veículos movidos a energias limpas.
O município investirá cerca de R$ 11,5 milhões, financiados por royalties do petróleo, na construção de infraestrutura, como postos de abastecimento de hidrogênio verde e estações de recarga elétrica, que irão mover os ônibus “Vermelhinhos”, como são chamados na cidade.
O Futuro é Verde: Hidrogênio, Etanol e Eletricidade
O projeto é um passo à frente na gestão do transporte público, unindo a pauta social da gratuidade com a urgência da crise climática. A nova frota será composta por ônibus híbridos, capazes de operar com três fontes de energia limpa:
- Hidrogênio Verde (H2V): Considerado o combustível do futuro, não emite poluentes.
- Etanol: Um biocombustível consolidado no Brasil.
- Eletricidade: Para operação silenciosa e com zero emissão de carbono.
Além do evidente benefício ambiental, a prefeitura projeta que a inovação trará uma redução significativa nos custos de operação e manutenção da frota a médio e longo prazo.
A Base do Sucesso: 115 Mil Passagens Gratuitas por Dia em Maricá
Essa nova ambição só é possível graças ao sucesso do modelo de Tarifa Zero, que opera há 11 anos. Gerido pela Empresa Pública de Transportes (EPT), o sistema se tornou um pilar social e econômico para os 212 mil habitantes de Maricá.
- Frota Atual: 158 ônibus (“Vermelhinhos”).
- Passageiros: 115 mil embarques diários.
- Impacto Econômico: Economia de R$ 16 milhões por mês para a população, dinheiro que é injetado no comércio local.
“A adoção da Tarifa Zero é, antes de tudo, uma decisão política de priorizar o transporte público como direito social”, afirma Celso Haddad, presidente da EPT.
Mobilidade Integrada em Maricá: As ‘Vermelhinhas’ de Duas Rodas
O ecossistema de mobilidade gratuita e sustentável de Maricá não se limita aos ônibus. Desde 2021, a EPT também opera as “Vermelhinhas”, um sistema de bicicletas compartilhadas. São 570 bicicletas distribuídas em 57 estações pela cidade, disponíveis para uso gratuito pela população, complementando as rotas dos ônibus.
