Cruzeiros no Rio retornam com controle sanitário | Diário do Porto

Turismo

Cruzeiros no Rio retornam com controle sanitário

Navios de cruzeiros voltam ao Porto do Rio a partir de 4/11. Retorno de turistas, que terão de apresentar testes negativos para Covid-19, anima empresários

10 de outubro de 2021


Cruzeiros retornam ao Rio no dia 4 de novembro (foto: Agência Brasil / Tomaz Silva)


Compartilhe essa notícia:


Cerca de 107 mil passageiros são esperados para o retorno da temporada de navios de cruzeiros no Rio, que começa em 4 de novembro e vai até março. Segundo o Ministério do Turismo, todos os passageiros terão que obedecer às restrições sanitárias, que incluem testes negativos de Covid-19. No ano passado, a temporada foi suspensa devido à pandemia.

Além disso, os tripulantes deverão estar vacinados e apresentar três testes. O uso de máscaras será obrigatório, e a higienização terá que ser constante. Caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fazer uma publicação com todos os detalhes das regras sanitárias necessárias para que o Rio não seja novamente foco de alguma variante do novo coronavírus.

“Sem dúvida, rever os navios atracando no nosso porto é uma alegria. A cidade do Rio quer de volta os turistas, mas, claro, respeitando os protocolos de saúde”, afirma Daniela Maia, presidente da Riotur, empresa da Prefeitura responsável pela promoção do turismo.

Cruzeiros no Rio fazem Píer Mauá recontratar funcionários

O primeiro navio a chegar será o MSC Preziosa, com 4 mil passageiros. Em toda a temporada, devem passar 36 navios pelo Pier Mauá, quatro a mais que o registrado antes da pandemia, com 92 atracações.

O diretor de operações do Píer Mauá, Américo Relvas, diz que o otimismo com a volta dos navios de cruzeiro é muito grande e, como efeito inicial, serão recontrados os funcionários dispensados durante a pandemia.

Dados de pesquisa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), apontam que cada viajante gasta em média US$ 100,00 (R$ 547,00) em cada cidade visitada pelos navios. O levantamento também mostra que 82% dos passageiros querem repetir a experiência, em novos cruzeiros.

O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, diz que o setor está preparado para atender às exigência sanitárias, ao mesmo tempo em que recebe um público que deseja viajar novamente nos navios.

“A retomada do setor já é uma realidade para mais de 1,5 milhão de pessoas que voltaram a navegar em 50 países. Estamos prontos, confiantes de que os protocolos de segurança possibilitarão uma temporada de sucesso no Brasil. O Estado do Rio é um dos mais importantes para o setor. As viagens de cruzeiro são uma vitrine para os viajantes conhecerem diversos destinos de maneira dinâmica e voltarem em outro momento”, afirmou ele, em entrevista ao jornal O Globo.