Cristo Redentor será aceso por impulso elétrico vindo da Itália | Diário do Porto


Evento

Cristo Redentor será aceso por impulso elétrico vindo da Itália

Evento marcará também o lançamento do novo projeto de iluminação do Cristo, que será patrocinado pela Enel Distribuição Rio

15 de outubro de 2021

Com disparo vindo da Itália, Cristo Redentor será iluminado com as cores do país europeu para celebrar os 90 anos do monumento (divulgação/Câmara Ítalo-Brasileira)

Compartilhe essa notícia:


Um impulso elétrico atravessará 10 mil quilômetros de céu, mar e terra para iluminar o Cristo Redentor na noite deste sábado. O disparo virá da Itália, exatamente como aconteceu em 12/10/1931, dia da inauguração do monumento brasileiro mais conhecido do mundo. A cerimônia de acendimento à distância das luzes do Cristo faz parte das comemorações dos 90 anos da estátua que se tornou muito mais do que um ícone religioso, mas um símbolo do próprio País.

A partir das 17h deste sábado, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor e o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro irão promover o “Dia da Itália”, como forma de resgatar a participação italiana na inauguração do principal cartão postal da cidade,

Na ocasião, um impulso elétrico foi disparado em Roma pelo cientista italiano Guglielmo Marconi para acionar a iluminação do monumento. Para chegar ao Morro do Corcovado, o sinal elétrico enviado de Roma foi captado por uma estação em Dorchester, na Inglaterra e retransmitido para uma torre em Jacarepaguá, na zona oeste, de onde foi direcionado para o mecanismo que acionava as luzes do Cristo Redentor. “Há 90 anos de distância, queremos rememorar o acontecimento histórico da iluminação do Cristo Redentor com um impulso elétrico enviado de Roma, celebrando a grandeza da obra de Marconi e a excelência científico-tecnológica italiana. E isso ainda foi capaz de aproximar os povos”, enfatizou o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice.

Nesta reedição do feito de Marconi, o Cristo Redentor será iluminado com as cores da bandeira italiana. Ao mesmo tempo, a Villa Griffone, residência da família Marconi na Itália, será iluminada com as cores da bandeira do Brasil. O local foi palco das primeiras experiências do cientista e considerada monumento nacional, hoje sede da Fundação Marconi e do Museu dedicado a ele.


LEIA TAMBÉM:

Confiança dos empresários do Rio volta a crescer

Palácio Tiradentes recebe exposição de Dante Alighieri

Exportações do Rio têm alta de 33% de janeiro e agosto


Enel patrocinará nova iluminação do Cristo

Durante a celebração do aniversário pelos 90 anos do monumento, também será anunciado o novo projeto de iluminação do Cristo Redentor. Com investimento de R$ 4 milhões, captados por meio de leis de incentivo, a Enel Distribuição Rio financiará o projeto que prevê a instalação de modernos equipamentos que permitirão uma iluminação mais robusta e viva, com a possibilidade de novos efeitos. As novas luzes do monumento-símbolo da Cidade Maravilhosa serão controladas digitalmente. A nova iluminação do Cristo Redentor tem previsão de inauguração para dezembro.

Programação do “Dia da Itália” nos 90 anos do Cristo Redentor:

17h45: Inauguração do busto do cientista Guglielmo Marconi, instalado no Santuário do Cristo Redentor

18h15: acionamento da iluminação do Cristo Redentor pela princesa Elettra Marconi Giovanelli diretamente da cidade de Sasso Marconi, na Itália.

19h: concerto da cantora italiana Mafalda Minozzi

20h: Encerramento do evento