Cristo Redentor faz 90 anos. Confira a programação da festa | Diário do Porto

Evento

Cristo Redentor faz 90 anos. Confira a programação da festa

Festa dos 90 anos do monumento religioso mais famoso do Brasil terá missa, ato cívico e lançamento de selo e moeda comemorativa

11 de outubro de 2021


Aniversário do Cristo Redentor terá missa, ato cívico e lançamentos de selo e moeda comemorativa (Tânia Rego/Agência Brasil)


Compartilhe essa notícia:


O Cristo Redentor, monumento mais conhecido do Brasil, quase um sinônimo do próprio País, completa 90 anos neste 12 de outubro. A celebração religiosa que marca o inicio da festa começa às 7h15, com o Ato Cívico Religioso e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 Anos do Cristo Redentor e em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. No evento, que contará com a presença de autoridades públicas e religiosas, haverá o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor.

Esse conjunto de selos postais é composto por quatro obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht. O fundo é composto por uma fotografia em tons de cinza onde em primeiro plano o Cristo aparece sobre as Ilhas Cagarras, unidade de conservação localizada em frente à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Os 3 selos, sobrepostos ao fundo são obras icônicas do olhar de Oskar Metsavaht para o monumento, revelando seu rosto formado por milhares de pequenos triângulos de pedra-sabão. As fotos foram impressas em preto com fundo prata para ressaltar os detalhes da estátua. Acima dos selos, há a assinatura comemorativa junto da logomarca oficial do Santuário Cristo Redentor. O lançamento do selo será realizado pelo presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto.


LEIA TAMBÉM:

Sebrae Rio lança projeto inédito para mercado pet

CCBB comemora 32 anos com festa no Dia das Crianças

Cruzeiros no Rio retornam com controle sanitário


Festa nos céus do Rio

No Santuário, haverá a quebra de cunho da Medalha realizada pelo presidente da Casa da Moeda, Hugo Cavalcante Nogueira. Foram produzidas 90 medalhas em AF (1/4 OZ), 200 medalhas em Prata (1 OZ), 300 medalhas em Bronze e 2000 medalhas em Cuproniquel. A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará um sobrevoo ao monumento. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais será responsável pela trilha sonora da festa.

Em seguida, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá a Santa Missa, que será acompanhada pelo Coro da Princesa, o coro oficial do Cristo Redentor em homenagem à Princesa Isabel. Ao final da celebração será ministrada a Indulgência Plenária, concedida pelo Papa Francisco a todos os peregrinos do Santuário Cristo Redentor que seguirem as orientações próprias para consegui-la, no período de 12 de outubro de 2021 a 12 de outubro de 2022, marcando as comemorações dos 90 Anos do Monumento.

Ao término da missa, paraquedistas do Exército Brasileiro passarão próximo ao símbolo do Brasil em um Salto Livre. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor no YouTube: youtube.com/cristoredentoroficial.