Covid cancela cinco Cruzeiros no Porto do Rio | Diário do Porto


Turismo

Covid cancela cinco Cruzeiros no Porto do Rio

Suspensão da temporada cancelará a partida de cinco Cruzeiros do Pier Mauá. Dez mil passageiros foram impactados pelo cancelamento dos embarques

5 de janeiro de 2022

MSC Preziosa é um dos navios que aguardam definição sobre retomada da temporada de Cruzeiros (DIÁRIO DO PORTO)

Compartilhe essa notícia:


A suspensão da temporada de Cruzeiros até o próximo dia 21 cancelou a partida de cinco navios do Porto do Rio. Com isso, cerca de 10 mil passageiros serão impedidos de fazer suas viagens com saída do terminal portuário administrado pelo Pier Mauá até que Anvisa e Ministério da Saúde decidam sobre a continuidade ou não da temporada.

Segundo a agência, 798 casos de Covid foram confirmados nas “resorts flutuantes” que navegaram pela costa brasileira entre os dias 26 de dezembro e 03 de janeiro, número 25 vezes maior que o registrado entre 01/11, data de início da temporada, até 25 de dezembro.

Os navios e as datas de partida são: MS Seven Seas Voyager (05/01); Costa Fascinosa (06/01); MSC Preziosa (09/01); Costa Fascinosa (14/01) e MSC Preziosa (15/01). A Anvisa informou que a maioria dos casos foi registrada entre os tripulantes das embarcações. Foram detectados 502 contágios na tripulação, o que representa 60% dos casos identificados a bordo.

Companhias como a Costa Cruzeiros, que opera o Fascinosa, divulgaram comunicado informando sobre a política de ressarcimento e compensação aos passageiros que foram prejudicados. “A Costa Cruzeiros oferece a opção de transformar o valor pago pelo cruzeiro em um voucher de crédito a ser utilizado até 31 de dezembro de 2022 para embarques até 30 de junho de 2023.

Porto previa receber 165 mil passageiros nos Cruzeiros

Também será oferecida a alternativa de reembolsar todo o valor pago pelo cruzeiro a ser executado nos prazos da lei 14.046 de 2020 (suas alterações e prorrogações). Os procedimentos para solicitação do reembolso devem ser verificados no site da Costa Cruzeiros www.costacruzeiros.com.br”, informou a armadora em nota.  A MSC Cruzeiros, responsável pelo Preziosa, não se pronunciou até a conclusão desta reportagem.

A suspensão, ainda temporária, é um duro golpe para o Pier Mauá. Grandes eventos que tinham os armazéns do Porto como endereço como Rio Gastronomia e Mondial de la Bière, o grande festival de cervejas da cidade, trocaram de local em 2021 pois foram realizados em datas que coincidiram com a temporada de Cruzeiros. A expectativa do Pier Mauá era receber 165 mil passageiros nos 22 navios esperados no Porto do Rio até 12/05, data da partida do último Cruzeiro da temporada 2021/2022.


LEIA TAMBÉM:

PMEs do RJ respondem por mais de 10% das exportações do Brasil

Maricá terá tributação especial para negócios verdes

Galeão e Confins: o que Rio tem a aprender com Minas

 

 


/