Cortejo “Encantaria de Terra e Mar” ocupa Praça Mauá | Diário do Porto


Dica do Dia

Cortejo “Encantaria de Terra e Mar” ocupa Praça Mauá

Com sede na Gamboa, Grande Companhia Brasileira de Mistérios e Novidades realiza cortejo inspirado na exposição “Crônicas Cariocas”

10 de dezembro de 2021

Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades leva sua arte à Praça Mauá (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Com quatro décadas de atividades e trabalhos com o teatro de rua, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades promove amanhã (sábado), a partir das 15h, o cortejo “Encantaria de Terra e Mar”. A intervenção foi a convite da direção do Museu de Arte do Rio e inspirada na exposição “Crônicas Cariocas”, em cartaz no equipamento cultural da Região Portuária.

“Queremos com o cortejo brindar a iniciativa de realizar essa exposição no momento em que vivemos.  Ela não é apenas um trabalho que mostra um pouco do carioca, mas o Rio de Janeiro com todas as manifestações de encantaria. Exatamente num lugar onde se desenvolveram matrizes africanas e indígenas, e se concentrou o povo imigrante de todo canto. A nossa intenção é trazer um pouco de alegria nesse período difícil no Rio, assim como no Brasil e no mundo com a pandemia, invadindo a rua com a arte popular” explica Ligia Veiga, diretora do coletivo.

Há 15 anos um casarão é a sede da Companhia no bairro da Gamboa. O espaço abriga histórias antigas e contemporâneas da história do grupo, famoso pelos artistas que se equilibram em pernas de pau.

“Aqui foram criados Cortejos, Procissões, Cheganças e Autos de Resistência. Aqui nasceu também a Escola sem Paredes com o projeto  Gigantes pela própria Natureza e onde realizamos regularmente as  Oficinas Integradas. Mas não posso deixar de lembrar da nossa sede pública, a Praça da Harmonia. Um espaço livre que usamos para as nossas atividades de rua” comenta Ligia.

O cortejo “Encantaria de Terra e Mar” exibirá coreografias de pernas de pau e música ao vivo. Com isso, a Companhia de Mystérios busca  recuperar a linguagem musical e gestual dos antigos saltimbancos, atores e músicos circenses populares.

Além de cortejos e espetáculos teatrais, a Companhia ministra oficinas de Teatro de Rua, Corpo em Movimento,  Dança nas Alturas e Percussão. As atividades visam introduzir e difundir a linguagem do Teatro de Rua com a marca da Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades.

Serviço

Cortejo “Encantaria de Mar e Terra”

11/12 (sábado)

15h

Trajeto: O cortejo atravessa a rua, em direção ao Museu de Arte do Rio – MAR (Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro) e faz ali sua “roda de brincadeira” com os atores, músicos, todos em perna pau.

Duração – 2h

Classificação etária: livre

Mais informações: www.ciademysterios.com

Tel: (21) 98894-6045 (produção)

 


/