
Mais de 30 mil pessoas são esperadas nesta quarta-feira (27) na Praça Mauá para assistir ao terceiro e último jogo do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Depois que a Seleção Brasileira deixar o campo – com vitória sobre a Sérvia, esperamos! – a banda Paralamas do Sucesso vai subir o palco da Arena Nº 1, montado pela cervejaria Brahma no local. A expectativa é receber um público superior ao que compareceu aos dois primeiros dias de jogos.

A festa começa às 13h, uma hora e meia antes do início da partida, e vai durar até a noite, quando DJs vão animar o público após a apresentação dos Paralamas. Na sexta-feira passada (22), cerca de 30 mil pessoas, segundo a organização, compareceram ao espaço para torcer pelo Brasil, na emocionante vitória por 2 x 0 contra a Costa Rica, e vibraram com o show do sambista Diogo Nogueira, entoando o canto de “o campeão voltou!”. A festa pós-jogo avançou tarde adentro, transformando a sexta-feira em feriado para muita gente.
No domingo anterior, dia da estreia do Brasil na Copa, quando Iza e Buchecha se apresentaram, o Arena Nº 1 recebeu mais de 20 mil pessoas, estimou a organização.
Nem parecia inverno: sol quente e cerveja gelada
Nem o horário tão cedo nem o sol forte impediram torcedores de aproveitar a partida da Seleção Brasileira contra a Costa Rica na Praça Mauá. Os torcedores começaram a chegar por volta já das 7h da manhã e, mesmo sob sol de 32 graus, como marcavam os relógios próximo do fim do jogo, o clima era de festa, misturando tensão e muita alegria com a vitória no finalzinho do segundo tempo.

Por quase dois tempos de jogo, o zero a zero no placar deixou o público aflito no local, onde a Brahma montou um telão e uma estrutura de shows para exibição dos jogos durante a Copa do Mundo 2018. Mesmo com o início da partida às 9h, não teve desânimo e muitos aproveitaram para se refrescar com cerveja gelada debaixo do sol quente.

“Tá liberado beber de manhã durante a Copa, claro!”, disse Nathalia Pazeto, de 27 anos, gerente comercial. Ela completa: “É uma festa muito grande e todo mundo se diverte. Não faz mal, vai”, se auto redimia a jovem. Acompanhado dos amigos, o também estudante Mateus Torres, 21, endossava: “Cerveja foi nosso café da manhã para dar sorte!”

O estudante Gabriel Pablo, 22, torceu tenso durante toda a partida. Para acalmar e se divertir com os amigos no clima da Copa, a cerveja gelada também foi aliada. “O Brasil jogou muito, mas pecou nas finalizações. Mesmo assim, assistir aos jogos na Praça Mauá foi nota dez, sem dúvida”, declarou.

Aos 70 anos, a funcionária pública Teresinha Sodré esbanjava animação. “A partida foi sofrida, mas a festa da Copa aqui no Porto nunca é. Tô sempre colorida para torcer muito e hoje, especialmente, bebendo muita água para aguentar bem e com saúde”, disse a torcedora.


A festa também não deixou de fora os já famosos e irreverentes protestos políticos. Com pedaços de papelão, torcedores traziam mensagens contra o presidente Michel Temer, um dos mais impopulares da recente história política brasileira.

Copa com sabor de festa junina
Neste fim de semana, a Copa movimenta o Pier Mauá e região com atrações que misturam futebol e festa junina, duas paixões dos brasileiros e, é claro, também dos cariocas e turistas que frequentam a região portuária. O Dia de São João (24 de junho) será antecipado para este sábado (23) com o Grande Arraiá do Biergarten, de frente para a Baía da Guanabara.

A festa começa às 14h, com entrada gratuita. Às 17h, após a transmissão do jogo Alemanha x Suécia, começam as apresentações de grupos musicais e DJs. Com decoração temática, o Food Park também promete trazer algumas atrações gastronômicas típicas. Confira aqui mais sobre a programação do fim de semana em nosso Guia Maravilha, preparado por Raoni Alves.
Veja mais:
Mobilidade na Copa: VLT cria viagens extras e Cabify dá desconto de 30%
*Reportagem de Pablo Vallejos, com edição de Rosayne Macedo (atualizada em 26/06/18, às 9h)