Copa no Porto: Praça Mauá recebe 30 mil pessoas em jogo do Brasil


Geral

Copa no Porto: Praça Mauá espera 30 mil pessoas no Brasil x Sérvia

Mais de 30 mil torcedores são esperados na Praça Mauá para ver a última partida da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo da Rússia nesta quarta-feira (27). A atração após a partida no palco do Arena Nº 1 da Brahma será Paralamas do Sucesso. Tudo de graça!

26 de junho de 2018

Um mar de torcedores verde-amarela compareceu à Praça Mauá para torcer pelo Brasil (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


 

Animação da torcida na Copa do Porto
Torcedores comemoram a vitória do Brasil sobre a Costa Rica  na sexta (Foto: Pablo Vallejos)

Mais de 30 mil pessoas são esperadas nesta quarta-feira (27) na Praça Mauá para assistir ao terceiro e último jogo do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo da Rússia. Depois que a Seleção Brasileira deixar o campo – com vitória sobre a Sérvia, esperamos! – a banda Paralamas do Sucesso vai subir o palco da Arena Nº 1, montado pela cervejaria Brahma no local. A expectativa é receber um público superior ao que compareceu aos dois primeiros  dias de jogos.

Diogo Nogueira na Praça Mauá
Diogo Nogueira comanda a festa após a vitória do Brasil (Foto: Divulgação)

A festa começa às 13h, uma hora e meia antes do início da partida, e vai durar até a noite, quando DJs vão animar o público após a apresentação dos Paralamas. Na sexta-feira passada (22), cerca de 30 mil pessoas, segundo a organização, compareceram ao espaço para torcer pelo Brasil, na emocionante vitória por 2 x 0 contra a Costa Rica, e vibraram com o show do sambista Diogo Nogueira, entoando o canto de “o campeão voltou!”. A festa pós-jogo avançou tarde adentro, transformando a sexta-feira em feriado para muita gente.

No domingo anterior, dia da estreia do Brasil na Copa, quando Iza e Buchecha se apresentaram, o Arena Nº 1 recebeu mais de 20 mil pessoas, estimou a organização.

Nem parecia inverno: sol quente e cerveja gelada

Nem o horário tão cedo nem o sol forte impediram torcedores de aproveitar a partida da Seleção Brasileira contra a Costa Rica na Praça Mauá. Os torcedores começaram a chegar por volta já das 7h da manhã e, mesmo sob sol de 32 graus, como marcavam os relógios próximo do fim do jogo, o clima era de festa, misturando tensão e muita alegria com a vitória no finalzinho do segundo tempo.

Copa no Porto - torcida lota a Praça Mauá
Torcida acompanha no telão o jogo tenso até o final do segundo tempo (Foto: Pablo Vallejos)

Por quase dois tempos de jogo, o zero a zero no placar deixou o público aflito no local, onde a Brahma montou um telão e uma estrutura de shows para exibição dos jogos durante a Copa do Mundo 2018.  Mesmo com o início da partida às 9h, não teve desânimo e muitos aproveitaram para se refrescar com cerveja gelada debaixo do sol quente.

Copa no Porto - torcida lota a Praça Mauá
Cerveja de manhã: a jovem Nathalia Pazeto aproveitou a festa com amigos (Foto: Pablo Vallejos)

“Tá liberado beber de manhã durante a Copa, claro!”, disse Nathalia Pazeto, de 27 anos, gerente comercial. Ela completa: “É uma festa muito grande e todo mundo se diverte. Não faz mal, vai”, se auto redimia a jovem. Acompanhado dos amigos, o também estudante Mateus Torres, 21, endossava: “Cerveja foi nosso café da manhã para dar sorte!”

Copa no Porto - torcida lota a Praça Mauá
Mateus e amigos se refrescam com cerveja gelada na Praça Mauá (Foto: Pablo Vallejos)

O estudante Gabriel Pablo, 22, torceu tenso durante toda a partida. Para acalmar e se divertir com os amigos no clima da Copa, a cerveja gelada também foi aliada. “O Brasil jogou muito, mas pecou nas finalizações. Mesmo assim, assistir aos jogos na Praça Mauá foi nota dez, sem dúvida”, declarou.

Gabriel Pablo, torcedor na Copa no Porto
Gabriel ficou tenso durante o jogo, mas deu nota 10 para a Copa no Porto  (Foto: Pablo Vallejos)

Aos 70 anos, a funcionária pública Teresinha Sodré esbanjava animação. “A partida foi sofrida, mas a festa da Copa aqui no Porto nunca é. Tô sempre colorida para torcer muito e hoje, especialmente, bebendo muita água para aguentar bem e com saúde”, disse a torcedora.

Teresinha: torcedora idosa na Copa do Porto
Teresinha, de 70 anos, optou pela água mineral para refrescar o calor (Foto: Pablo Vallejos)

 

Copa na Praça Mauá
Copa na Praça Mauá: torcedores assistem ao show de Diogo Nogueira (Foto: Pablo Vallejos)

A festa também não deixou de fora os já famosos e irreverentes protestos políticos. Com pedaços de papelão, torcedores traziam mensagens contra o presidente Michel Temer, um dos mais impopulares da recente história política brasileira.

Protesto contra Temer na Copa do Porto
Torcedores aproveitaram para protestar contra a crise política (Foto: Pablo Vallejos)

Copa com sabor de festa junina

Neste fim de semana, a Copa movimenta o Pier Mauá e  região com atrações que misturam futebol e festa junina, duas paixões dos brasileiros e, é claro, também dos cariocas e turistas que frequentam a região portuária. O Dia de São João (24 de junho) será antecipado para este sábado (23) com o Grande Arraiá do Biergarten, de frente para a Baía da Guanabara.

Festa junina em clima de Copa
No Biergarten, a Copa do Mundo entra no clima de festa junina (Foto: Divulgação)

A festa começa às 14h, com entrada gratuita. Às 17h, após a transmissão do jogo Alemanha x Suécia, começam as apresentações de grupos musicais e DJs. Com decoração temática, o Food Park também promete trazer algumas atrações gastronômicas típicas. Confira aqui mais sobre a programação do fim de semana em nosso Guia Maravilha, preparado por Raoni Alves.

Veja mais:

Mobilidade na Copa: VLT cria viagens extras e Cabify dá desconto de 30%

*Reportagem de Pablo Vallejos, com edição de Rosayne Macedo (atualizada em 26/06/18, às 9h)

 


/