Concurso literário "Rio de Contos" recebe inscrições até sexta | Diário do Porto


Literatura

Concurso literário “Rio de Contos” recebe inscrições até sexta

Prêmio Rio de Contos seleciona novos talentos literários do Rio de Janeiro para publicação inédita. As inscrições são gratuitas até 12 de novembro

10 de novembro de 2021

Bárbara Caldas, idealizadora do projeto "Rio de Contos"

Compartilhe essa notícia:


Quem pretende aprender técnicas literárias e sonha ver suas obras publicadas tem até sexta-feira participar da segunda edição do concurso Rio de Contos. O edital e o link do formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento.

O prêmio é um projeto realizado pela LER, Funarj e Mater Produções, onde autores renomados ensinam aos contemplados como funciona o processo de criação e produção literária. Além disso, os 20 contos premiados serão trabalhados e publicados num livro oficial do concurso, com lançamento previsto para 2022.

“Colocamos os pés nesta segunda edição plenos de que o Rio de Janeiro é um estado repleto de gente escrevendo bem e querendo publicar”, conta Bárbara Caldas, idealizadora do projeto.

Concurso Rio de Contos
Vencedores da 1ª edição do concurso tiveram seus textos publicados

Rio de Contos busca novos talentos literários

Bárbara conta que os ganhadores da 1ª edição estão passando por todas as atividades e vivências oferecidas pelo prêmio. Uma oportunidade ímpar de serem revelados, lapidados e de terem seus textos publicados.

Um dos vencedores da edição anterior, Luiz Henrique Ramanholi, autor do contro “Sobre peso e geladão de abacaxi” revela que pretendia tocar pessoas que não conhecia. “Meu objetivo era saber o que as pessoas que eu não conheço, nem me conhecem, acham da minha história. E foi uma surpresa incrível ter sido selecionado junto com tanta gente talentosa. É um estímulo gigante pra continuar escrevendo cada vez mais”.

Para conhecer os 20 autores selecionados na 1ª edição do concurso Rio de Contos, acesse o Instagram @premioriodecontos. Além da breve história de cada um, é possível conhecer melhor seus respectivos contos e como está sendo todo aprendizado obtido através da formação literária exclusiva para os premiados.


Leia também:

Sesc RJ na Estrada visita o Museu do Ingá, em Niterói

Alerj calcula perdas de R$ 20 bi em receitas do petróleo

AquaRio apresenta programação especial de aniversário


Como participar

As inscrições estarão disponíveis, exclusivamente por meio digital, para os candidatos de todo o Estado a partir de 16 anos de idade.

O corpo de jurados desta edição é composto por Alê Motta, Anna Paula Lemos, Claudia Chigres, Eliana Alves Cruz, Leonardo Tonus e Marcelo Moutinho. O resultado será divulgado até 23 de dezembro.


/