Concurso de Fotografias celebra o Patrimônio do Centro | Diário do Porto


Fotografia

Concurso de Fotografias celebra o Patrimônio do Centro

Promovido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, concurso aberto à população irá escolher as 60 melhores imagens do Centro da cidade

25 de janeiro de 2022

Centro será tema de concurso de fotografia da Prefeitura (foto: Dicas da Carioca)

Compartilhe essa notícia:


O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) lançou o concurso de fotografias “Olhos de Ver – Edição Olhos de Reviver Centro”, para fortalecer o relacionamento e a identidade do carioca com o patrimônio da região central da cidade.  O concurso é aberto a toda a população, que poderá enviar fotografias inéditas de edificações, espaços públicos, mobiliário urbano ou cenas do cotidiano, fotografados na sua integralidade ou no detalhe, localizados na área de abrangência do Projeto Reviver Centro, iniciativa  da Prefeitura que busca repovoar a região central com incentivos fiscais para novas construções e reformas no perímetro.

As melhores imagens serão selecionadas e irão fazer parte de uma edição digital de cartões postais do projeto Olhos de Ver.

”Os bens culturais são importantes elementos de identidade das populações e formam referências culturais passadas de geração em geração, representando desde pequenos grupos sociais até populações inteiras. O IRPH, como órgão oficial de reconhecimento do patrimônio no município, trabalha com ações de promoção e divulgação desses bens”, afirma Laura Di Blasi, presidente do IRPH.

Cada participante poderá inscrever, de forma gratuita, no máximo, dez fotografias até o dia 25 de março. As fotografias poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato impresso e digital (jpg).

As imagens digitais deverão possuir as dimensões de 1080×1080 pixels e resolução de 300 PPP (pontos por polegada) e as fotografias impressas em papel fotográfico deverão possuir dimensões de 15×15 cm e resolução mínima de 300 PPP. As imagens não poderão apresentar qualquer tipo de montagem e não serão permitidas alterações drásticas – como retirada ou inserção de elementos – ou uso de efeitos especiais.

As imagens serão analisadas por uma comissão julgadora composta por técnicos do IRPH e jurados da sociedade civil, que irão escolher as 60 melhores imagens, sem ordem classificatória. Para informações sobre o envio das imagens, visite o regulamento no site do Instituto https://www.rio.rj.gov.br/web/irph/em-andamento .

Esta edição do concurso faz parte das ações do Grupo de Trabalho de Requalificação do Centro do Rio de Janeiro coordenado pelo IRPH e que visa a recuperação, conservação e ordenamento do espaço público, trazendo melhorias que serão fundamentais para a atração de novos moradores para a área central da cidade. Desde que foi sancionado em julho de 2021, o Reviver Centro registrou 14 pedidos de licenças para novas edificações no Centro da cidade.


LEIA TAMBÉM:

Aeroportos de SP, MG e Brasília querem o Galeão vazio

Bafo da Prainha está entre os 10 melhores novos bares do mundo

Casa Villarino celebra aniversário de Tom Jobim e Dia da Bossa Nova


/