Como funcionarão o metrô, o VLT e muito mais do Réveillon | Diário do Porto


Mobilidade

Como funcionarão o metrô, o VLT e muito mais do Réveillon

Confira o esquema de funcionamento dos transportes e os principais pontos da festa. Este fim de semana é o último para comprar o cartão especial do MetrôRio

20 de dezembro de 2018

MetrôRio: vagas para operadores de estação e agentes de segurança

Compartilhe essa notícia:


Metrô Rio tem esquema de funcionamento no réveillon
No dia 31, só embarca no metrô quem comprar o cartão especial antes (Divulgação)

O Réveillon no Rio vai provocar mudanças nos transportes públicos. Quem pretende usar o MetrôRio ou o VLT Carioca precisa ficar atento ao esquema de embarque nos dias 31 e 1°. Já quem pensa em se deslocar de carro para a festa da virada, é melhor mudar de ideia. Além de bloqueios em Copacabana e no Aterro do Flamengo, este ano a orla de Ipanema e do Leblon também será fechada.

A cidade terá 3 mil vagas a menos, e a fiscalização estará pesada, com 35 reboques. Os agentes da Guarda Municipal, com um efetivo 65% maior, estão autorizados a utilizar armas de choque. Haverá shows em nove pontos da cidade, incluindo Copacabana. Para usar o metrô no dia da festa, é preciso comprar um cartão especial antecipadamente.

Atrações da cidade

Fogos no Réveillon de 2018
Fogos no Réveillon de 2018: atração mundial (foto Fernando Maia/Riotur)

Em Copacabana, um palco em frente ao Hotel Copacabana Palace terá shows das 19h às 4h. As atrações são Banda de Ipanema, Marco Vivan, DJs Cat Dealers, Baby do Brasil, Gilberto Gil, Ludmilla, DJ Dakid e G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis. A queima de fogos durará 14 minutos e incluirá cascatas e imagens em 3D.

Além de Copacabana, outros 8 palcos serão montados no Flamengo, em Guaratiba, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá, IAPI da Penha, Parque Madureira, Piscinão de Ramos e Sepetiba. As apresentações musicais durarão das 21h às 3h.

Na Praia do Flamengo, as atrações são Natália Boere, Imaginasamba, Dudu Nobre e um DJ. Em Guaratiba, na Rua Barros de Alarcão, Matheusinho, Naldo Benny e DJs agitarão o público. Na Praia da Bica, na Ilha do Governador, DJs, Grupo Samba Bom e o Grupo Clareou farão a festa.

Na Ilha de Paquetá, o palco ficará na Praia da Moreninha, com participação de DJs, Grupo Intimistas e Grupo Vou Zoar. No IAPI da Penha, Michael Sullivan e Vitinho, além de DJs, fecham o ano. No Parque Madureira, Grupo Bom Astral, Xande de Pilares e DJs dão boas vindas a 2019.

O Piscinão de Ramos vai receber o Grupo Pra Valer e o Grupo Pique Novo, além de DJs. Em Sepetiba, a Praia do Recôncavo vai ter um palco para o Grupo Bem Mais, Chininha e Príncipe.

MetrôRio

O metrô é o único meio de transporte que dará acesso a Copacabana. Terá uma operação especial, com início às 19h da segunda-feira 31. Vai até 5h da terça-feira 1. Durante esse período, só poderá embarcar quem adquirir o cartão especial de réveillon, que está sendo vendido até hoje nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico.

A partir de sábado 29, a única estação que venderá o bilhete será a Carioca, das 10h às 21h. Será possível comprá-lo até às 19h da segunda-feira 31, ou até acabarem os estoques. Serão proibidos os cartões unitário, pré-pago, Giro, Bilhete Único e Vale-Transporte. A exceção será nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses cartões serão aceitos até as 23h59m da segunda-feira 31.

No retorno, de meia-noite até as 5h da terça-feira 1, somente serão aceitos os cartões especiais. Os cartões unitário, pré-pago e Giro e os da RioCard voltarão a valer a partir das 5h do dia 1º de janeiro, somente nas estações Jardim Oceânico, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde e após as 7h nas demais estações.

O cartão de ida e volta é vendido por R$ 8,60. Já os cartões somente de ida ou de volta custam R$ 4,30, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões. Os clientes podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) e comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem viajar.

Funcionamento no feriadão

No sábado 29, o MetrôRio funcionará das 5h até a meia-noite. A transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá na estação Estácio. No domingo 30, o funcionamento será das 7h às 23h, também com transferência entre as duas linhas na estação Estácio.

Na segunda-feira 31, o funcionamento do metrô começará às 5h. A transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá normalmente nas estações entre Botafogo e Central até as 19h, quando iniciará a operação especial. A partir desse horário, os clientes da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até Jardim Oceânico sem trocar de trem.

A partir das 19h da segunda-feira 31, a estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque, funcionando apenas para desembarque. Às 19h, todas as bilheterias serão fechadas, exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que funcionarão até as 23h59.

 


LEIA MAIS:

Hotéis do Rio batem 100% de lotação na noite da Virada

Útil vende 60% a mais de passagens no fim do ano

Veterinários dão dicas para lidar com cães e fogos


 

Na volta do Réveillon, entre meia-noite e 5h, funcionarão para embarque apenas as estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o cartão especial. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão apenas para desembarque, de meia-noite até as 5h. A recomendação é que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, nas viagens de ida e de volta, a estação Siqueira Campos.

Na terça-feira 1, a operação normal será retomada às 7h e termina às 23h. A exceção será nas estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete, que permanecerão fechadas e reabrirão às 5h da quarta-feira 2.

VLT

VLT passa pela Avenida Rio Branco
VLT funcionará até meia-noite e retomará operação normal no dia 2

No VLT, entre os dias 29 e 1°, a circulação vai até meia-noite, com intervalos entre 10 e 20 minutos. A partir do dia 2, a operação retoma os intervalos de 7 minutos em dias úteis. Para não ter imprevistos, é possível consultar as próximas viagens no aplicativo VLT Carioca (Mapa e Horários) ou no site e se programar.

Os pontos de embarque contam com terminais de consulta nos quais é possível verificar o saldo, desbloquear cartões e liberar recargas realizadas pelo site Recarga Fácil. O ideal é carregar valores para ida e volta quando necessário.

Interdições no trânsito

Na Zona Sul, o planejamento do trânsito prevê interdição nas orlas de Ipanema e do Leblon, no Aterro do Flamengo e em todo o bairro de Copacabana. A partir das 7h do dia 31, a pista junto à praia das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira será transformada em área de lazer. A circulação de veículos será permitida apenas na pista dos prédios, no sentido São Conrado, que será invertido a partir das 19h30.

No Aterro do Flamengo, os bloqueios vão começar às 19h30. Também nesse horário, Copacabana será interditada para veículos de passeio, inclusive de moradores. Apenas ônibus e táxis poderão circular pelo bairro a partir desse horário, mas, depois das 22h, a interdição será total no bairro, durando até as 5h. A partir daí, o bairro é reaberto a todos os veículos, com exceção da Avenida Atlântica.

Terminais de ônibus

O esquema dos ônibus incluirá terminais montados em Ipanema e na Enseada de Botafogo como pontos de embarque e desembarque das 22h do dia 31 às 5h do dia 1. O terminal de Ipanema terá linhas com destino à Zona Oeste e Barra da Tijuca, e o de Botafogo para o Centro e Zona Norte. Haverá placas por Ipanema e Botafogo orientando o público para o local exato dos terminais.

Ipanema:

Rua Prudente de Morais (Executivos): 2115 (Pechincha via Itanhangá), 2333 (Recreio via Av. das Américas), 2334 (Campo Grande), 2335 (Santa Cruz via Barra da Tijuca), 2338 (Campo Grande via Estrada do Magarça).

Avenida Vieira Souto (Convencionais): Integrada 1 (Alvorada via Av. Atlântica/Lagoa-Barra/Av. das Américas), Integrada 2 (Alvorada via Av. Atlântica/ Av. Niemeyer/Av. Lucio Costa), Integrada 6 (Cidade de Deus via Itanhangá), Integrada 8 (Recreio via Av. Atlântica/Lagoa Barra/Av. das Américas), Integrada 9 (Piabas via Avenida Atlântica, Av. Niemeyer, Estrada Benvindo de Novaes), 539 (Rocinha via Estrada da Gávea), Rio das Pedras.

Enseada de Botafogo:

Pista sentido Botafogo: 415 (Muda/Usina), 455 (Méier), 474 (Jacaré), 483 (Penha).

Pista Sentido Centro: Troncal 1 (Central), Troncal 2 (Rodoviária), Troncal 4 (Rodoviária) 2017 (Rodoviária)

 


/