Cia. Docas do Rio participa de Missão Internacional nos portos de Portugal | Diário do Porto


Portos

Cia. Docas do Rio participa de Missão Internacional nos portos de Portugal

Autoridade Portuária que administra os portos do Rio, Itaguaí, Niteroi e Angra dos Reis participou de comitiva que visitou terminais portuários de Portugal

10 de março de 2022

Missão brasileira visitou portos portugueses (divulgação/Cia. Docas do Rio)

Compartilhe essa notícia:


A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) está participando da “Missão Internacional Brasil Export” em Portugal; Ao longo desta semana, a comitiva brasileira está realizando visitas técnicas aos portos portugueses de Aveiro, Leixões, Setúbal, Lisboa e Sines. O objetivo é ampliar as relações comerciais, trocar experiências e conhecer as melhores práticas e novas tecnologias dos portos lusitanos.

Com o aval do Ministério da Infraestrutura (MInfra), o diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas do Rio, Jean Paulo Castro e Silva, está representando a Autoridade Portuária responsável pela administração dos Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. A comitiva conta também com representantes do MInfra, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), de outras Autoridades Portuárias, além de empresas privadas e entidades que atuam no setor portuário e de transportes no Brasil.

Durante as visitas os executivos dos terminais de Aveiro e Leixões destacaram que o desenvolvimento dos portos passa pela adoção de novas tecnologias e por uma maior participação das respectivas comunidades empresariais em suas gestões.

Inrtercâmbio portuário entre Brasil e Portugal

O Distrito de Aveiro cumpre papel importante para a economia portuguesa, pois estimula o desenvolvimento da indústria de transformação, com a formação de clusters de cerâmica, calçados, produção metalmecânica, bioenergia, construção naval e vinhos. O porto de Leixões está aperfeiçoando a infraestrutura, diversificando os negócios e adotando as boas práticas de governança ambiental.

A direção e a comunidade portuária de Setúbal receberam o grupo de agentes públicos e privados que integram a missão internacional. A dinâmica de intercâmbio entre os profissionais das duas nações incluiu apresentações sobre as principais características do porto local, troca de informações sobre os desafios para o futuro e uma visita técnica aos terminais roll-on-roll-off e multiuso.

As lideranças que atuam no Porto de Setúbal enfatizaram a urgência de melhorar os acessos ferroviários, aprimorar as condições de navegabilidade, desenvolver uma cultura sustentável do mar e promover uma revolução energética.

Na quarta-feira, a comitiva brasileira visitou o porto de Lisboa. A programação foi encerrada hoje, após encontro com autoridades do Ministério das Infraestruturas de Portugal. A Missão Internacional é promovida pelo Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export, que organizou toda a agenda de visitas técnicas.


LEIA TAMBÉM:

Trade turístico vai debater reformulação da Ponte-Aérea

Maioria do comércio de Petrópolis volta a funcionar

Firjan ofere vagas de estágio em 20 cursos


/