Chef da Ilha do Governador concorre ao Oscar da gastronomia do País | Diário do Porto


Gastronomia

Chef da Ilha do Governador concorre ao Oscar da gastronomia do País

Chef responsável pela cozinha da vice-presidência da República, o carioca Pedro Alex concorre ao bicampeonato do Prêmio Dólmã 2021

20 de novembro de 2021

Chef carioca Pedro Alex concorre ao Oscar da gastronomia brasileira (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Nascido e criado na Ilha do Governador e atualmente responsável pela cozinha da vice-presidência da República, o chef Pedro Alex é um dos finalistas do Prêmio Dólmã 2021. Alex representa o Sudeste naquele que é considerado o Oscar da gastronômica brasileira. O carioca está na disputa com outros grandes nomes da cena culinária do País, como os chefs Deocleciano Brito (AC), Ruth Almeida (TO), Rafael Bruno (MA), Gilmar Borges (GO), e chef Rodrigo Bernardes (PR). O resultado da seletiva será anunciado no mês de dezembro. A votação é aberta ao público em geral pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/votacaointernautaschefsnacionais até o próximo dia 2 de dezembro. O resultado será conhecido no dia seguinte.

Chef trabalhou na Copa, Rio 2016 e com Anitta

Alex, que cuida pessoalmente das refeições do vice-presidente Hamilton Mourão, concorre ao bicampeonato do prêmio, vencido por ele em 2018. Além disso, é desde 2019 Embaixador da Gastronomia do Rio, título vitalício concedido pelo Comitê da Gastronomia Brasileira. Ainda neste ano, Alex atuou como coordenador do Festival Enchefs RJ 2021, realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Durante três dias, o evento reuniu 25 renomados chefs de cozinha de todo o País que participaram de aulas shows, palestras e concursos. Dele saíram dois indicados para concorrer ao Dólmã de Ouro 2021. Criado em 2014, o prêmio destaca profissionais da gastronomia brasileira pela sua perfomance e criatividade.

Carioca da Ilha e com 32 anos de experiência, Pedro Alex atuou como chef de cozinha da Fifa na Copa do Mundo de 2014 e do Comitê Olímpico Internacional nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, além de pilotar cozinhas de grandes festivais de música como Lollapalooza e camarotes Vips na Sapucaí no Carnaval do Rio. Também trabalhou em importantes casas de entretenimento do Rio de Janeiro e para celebridades, exemplo da cantora Annita.


LEIA TAMBÉM:

Museu do Valongo espera ação do Governo Federal

Amarelinho recebe placa de Patrimônio Cultural Carioca

Dia da Consciência Negra agita o Porto