O Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro está exibindo virtualmente uma exposição artística sobre as transformações do Rio ao longo das décadas. A exposição “Rio de Ontem, Rio de Hoje” nos leva a várias épocas por fotografias do Acervo Empresarial da Light. É parte das comemorações pelo aniversário da cidade.
O espaço mantém preservada uma rica coleção de imagens, filmes, revistas e documentos de diferentes épocas. A mostra conta com fotografias de Augusto Malta, primeiro fotógrafo da Prefeitura, que documentou as reformas urbanísticas radicais nas primeiras décadas do século XX. Para visitar, clique aqui.
LEIA TAMBÉM:
Museu do Amanhã mostra os impactos da pandemia no mundo
Casa França-Brasil celebra 200 anos com nova exposição
‘Quem faz a roda do turismo girar é a iniciativa privada’
Os fotógrafos Gérson Gea e Octacílio Monteiro também estão na exposição do Centro Cultural Light. Eles haviam sido contratados para realizar o registro fotográfico de instalações e trabalhos da entregas da Light, mas também capturaram o cotidiano da cidade, preservando fragmentos da história.
A mostra também leva o público a uma releitura dessas imagens antigas por meio do olhar do fotógrafo contemporâneo Luan Citele. Ele revela a cidade na pandemia global em fotografias monocromáticas para mostrar que o passado de alegria e festa habita a alma de uma cidade que hoje esconde o sorriso com máscaras.
Museu Light de Energia
Em março, o Museu Light da Energia também faz aniversário. É o espaço educativo da Light, fechado para visitas em função da pandemia, como o Centro Cultural Light. Educadores levarão para o ambiente virtual o conteúdo dos “Bastidores do Museu”, em uma programação exclusiva, on-line, gratuita e divertida para todas as idades.
A programação vai de 8 a 31 de março, com conteúdos exclusivos a cada semana. As educadoras convidam o público para uma imersão no tema “O museu e a cidade” e e nas mudanças na vida das pessoas com a pandemia. Vai ao ar diariamente nas redes sociais @centroculturallight (Instagram, Facebook e Youtube).