Central já concentra maior número de usuários do VLT | Diário do Porto


Mobilidade

Central já concentra maior número de usuários do VLT

VLT completa um ano de operação na Central do Brasil. Dos cerca de 70 mil passageiros que circulam pelo VLT em dias úteis, 12% embarcam no local

24 de outubro de 2018



Compartilhe essa notícia:


VLT na Central
Em apenas um ano de operação, a Central do Brasil se tornou o principal ponto de concentração de usuários do VLT (Foto: Divulgação/VLT Carioca)

Dos cerca de 70 mil passageiros que circulam pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em dias úteis, 12% embarcam na Central do Brasil. A estação da SuperVia, na Avenida Presidente Vargas, já é o ponto de maior concentração de usuários do sistema, permitindo conexões com trens, metrô e dois terminais de ônibus em uma das áreas mais movimentadas do Centro do Rio.

Os dados foram divulgados pela VLT Carioca nesta quarta-feira (24), quando se completa um ano do início da operação da linha 2 do VLT na Central do Brasil, completando o traçado entre a Praça XV e a região da Rodoviária Novo Rio.

De acordo com a concessionária, no primeiro mês de operação, em 2017, eram cerca de 5.700 embarques diários. Hoje são mais de 8 mil usuários fixos e quase 10 mil em dias de pico operacional, como vésperas de feriado.

Ainda segundo a empresa, a estação é o ponto em que mais é utilizado o benefício do vale-transporte, que representa 52% dos embarques. E foi beneficiada recentemente com a entrada do VLT no Bilhete Único Intermunicipal, que ampliou as possibilidades de integração tarifária.

A previsão agora é que a estação amplie sua importância para o sistema, quando entrar em operação a linha 3.  O novo trecho, que irá até o Aeroporto Santos Dumont, via Avenida Marechal Floriano, terá um de seus terminais na Central.

Para isso, as obras em andamento incluem a construção de uma nova via e outra plataforma de acesso na área, além de uma nova parada nas proximidades do Palácio Duque de Caxias, ampliando as possibilidades de ingresso no sistema.

Fonte: VLT Carioca

VEJA MAIS:

Obras do VLT avançam e fecham mais ruas no Centro

VLT passa a se integrar a trem, barcas, vans e ônibus intermunicipais

 


/