CCR Barcas: exposição mostra vida dos refugiados | Diário do Porto


Cidadania

CCR Barcas: exposição mostra vida dos refugiados

Exposição, no Centro Cultural da CCR Barcas, foi criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Entrada gratuita até dia 30

25 de agosto de 2019

Exposição da ONU mostra como vivem os refugiados (Foto: DiPo)

Compartilhe essa notícia:


A vida dos refugiados é cheia de obstáculos que chegam de uma hora para outra. Quem é obrigado a sair de seu país precisa aprender a lidar com uma nova cultura, língua e costumes, além de muitas vezes enfrentar preconceitos.  Entre tantos desafios, há também as condições precárias em abrigos.

Quem quiser ter uma ideia dessa realidade poderá visitar o Espaço Cultural da CCR Barcas, na área de embarque Charitas. Lá, até o dia 30 de agosto, haverá a exposição de uma Unidade de Habitação para Refugiados, que faz parte da campanha Povos e Nações. O objetivo é homenagear a resistência e a força de todos os refugiados do mundo.

A exposição mostra as dificuldades dos que são obrigados a deixar seus países (Foto: DiPo)

O espaço foi criado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, órgão responsável por cuidar, dar apoio e proteção a todas as pessoas que são obrigadas a deixar seus países, fugindo de guerras e perseguições. 


LEIA TAMBÉM:

Histórias de vida das prisioneiras longe de casa

Leituras para desarmar preconceitos

Mangueira: Cristo negro contra a tortura e o mercado da fé


Refugiados é o tema da exposição no Espaço Cultural CCR Barcas
Na unidade habitacional exposta, estão mantimentos e utensílios (Foto: DiPo)

A produção das unidades de habitação para refugiados começou em 2015, após testes laboratoriais e de campo em diversas condições climáticas. Na exposição, é possível ver como elas ficam ocupadas em campos de refugiados, com cama, roupas, malas, sacolas, fogareiros, mantimentos, além de outros utensílios.

O espaço poderá ser visitado até o dia 30 de agosto, com entrada gratuita.


/