A vida dos refugiados é cheia de obstáculos que chegam de uma hora para outra. Quem é obrigado a sair de seu país precisa aprender a lidar com uma nova cultura, língua e costumes, além de muitas vezes enfrentar preconceitos. Entre tantos desafios, há também as condições precárias em abrigos.
Quem quiser ter uma ideia dessa realidade poderá visitar o Espaço Cultural da CCR Barcas, na área de embarque Charitas. Lá, até o dia 30 de agosto, haverá a exposição de uma Unidade de Habitação para Refugiados, que faz parte da campanha Povos e Nações. O objetivo é homenagear a resistência e a força de todos os refugiados do mundo.

O espaço foi criado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, órgão responsável por cuidar, dar apoio e proteção a todas as pessoas que são obrigadas a deixar seus países, fugindo de guerras e perseguições.
LEIA TAMBÉM:
Histórias de vida das prisioneiras longe de casa
Leituras para desarmar preconceitos
Mangueira: Cristo negro contra a tortura e o mercado da fé

A produção das unidades de habitação para refugiados começou em 2015, após testes laboratoriais e de campo em diversas condições climáticas. Na exposição, é possível ver como elas ficam ocupadas em campos de refugiados, com cama, roupas, malas, sacolas, fogareiros, mantimentos, além de outros utensílios.
O espaço poderá ser visitado até o dia 30 de agosto, com entrada gratuita.