CCBB RJ apresenta exposição inédita de Portinari | Diário do Porto


Arte

CCBB RJ apresenta exposição inédita de Portinari

Mostra do CCBB RJ expõe obras originais de Cândido Portinari pouco vistas, revelando facetas do grande pintor

20 de junho de 2022

Quadro "Paisagem com Urubus", pintado por Portinari em 1944, estará na exposição (foto: CCBB/RJ / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O CCBB RJ (Centro Cultural Banco do Brasil) inaugura o eventoPortinari Raros” no dia 29 de junho, quinta-feira. A exposição é gratuita e apresenta obras originais pouco vistas ou nunca antes expostas, de Candido Portinari, um dos mais importantes artistas brasileiros de todos os tempos. A mostra apresenta a enorme diversidade da obra deste pintor múltiplo, que explorou diversas linguagens.

Com curadoria de Marcello Dantas, estarão na exposição obras originais e raras de Portinari, como por exemplo, a única cerâmica produzida pelo artista ao longo de toda a sua vida. Além disso, estudos de dois cenários produzidos para o “Balé Iara”, da companhia Original Ballet Russe, e um dos estudos para o painel “Guerra”, da ONU, também estarão na exposição.


LEIA TAMBÉM:

CCBB apresenta peça sobre lendas e mitos amazônicos

Beco dos Carmelitas, na Lapa, vai virar o “Beco do Pantera”

Rio receberá workshop MIT Reap, em 2023


 

CCBB RJ- Portinari
Menino soltando Pipa: única cerâmica produzida pelo pintor (Foto: Divulgação/CCBB-Rio)

Além das obras, será apresentada a instalação Carrousel Raisonnée, uma viagem pelo mundo de aproximadamente 5.000 obras do artista por meio de uma grande projeção. Os trabalhos serão apresentados em sequência cronológica, em uma projeção com mais de oito horas de duração, mostrando um panorama da enorme diversidade de estilos na produção de Portinari.

Exposição inédita no CCBB RJ

No primeiro andar do CCBB RJ, a mostra será dividida em seis núcleos temáticos: Fauna, Paisagens acidentais, Desenhos, Infância, Carajá, Balé e Flora, que darão um amplo panorama das linguagens exploradas pelo pintor, um artista eclético, pesquisador, capaz de se arriscar em outras formas de criatividade, como figurino, cenários, ilustrações e novas linguagens.


/