A arte do italiano Giorgio Morandi em exposição no CCBB RJ | Diário do Porto


Exposição

A arte do italiano Giorgio Morandi em exposição no CCBB RJ

As naturezas-mortas do artista bolonhês são o destaque de “Ideias – O Legado de Morandi”, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro

27 de dezembro de 2021

As naturezas-mortas de Morandi são atração do CCBB RIo (divulgação/CCBB)

Compartilhe essa notícia:


Um bom programa para esses últimos dias de 2022 é a mostra “Ideias – O Legado de Morandi”, em cartaz no 1º andar do Centro Cultural Banco do Brasil.  A exposição, patrocinada pela BB DTVM, apresenta as obras de um dos mais destacados artistas do século 20.

Com uma investigação profunda da cor e da luz permeando sutilezas, o italiano Giorgio Morandi se dedicou intensamente na pintura de naturezas-mortas, especialmente de conjuntos de garrafas. Seu estilo ficou marcado por uma obra que reflete sobre o tempo e as relações produzidas pelo olhar. Esse universo é representado na exposição, que tem curadoria de Gianfranco Maraniello e Alberto Salvadori, e reúne obras que vieram diretamente do Museo Morandi, localizado na cidade de Bolonha, na Itália.

Nascido em 1890, o artista bolonhês tinha particular interesse pelas pinceladas de Paul Cézanne, André Derain, Douanier Rousseau, Pablo Picasso e Georges Braque, além de mestres da tradição italiana como Giotto di Bondone, Masaccio, Paolo Uccello e Piero della Francesca. A sua pintura foca numa gama bastante reduzida de temas, como as vistas do povoado de Grizzana ou as célebres naturezas-mortas de garrafas e potes. Nas obras, é possível ver as sutis mudanças na luz da tarde, a poeira que se deposita nos objetos, a passagem do tempo que se faz visível na própria matéria das garrafas que reaparecem uma e outra vez, quadro após quadro, ano após ano.

A exposição proporciona um reencontro de Morandi com o Brasil, pois o artista recebeu o Prêmio de pintura na IV Bienal de São Paulo em 1957. “É uma oportunidade para prolongar o tempo e o olhar sobre a sua obra, para além do contato excepcional de 1957. Uma tentativa de oferecer novas possibilidades de adquirir familiaridade com as séries pictóricas e retraçar os motivos da sua “ordem”, graças ao extraordinário volume de patrimônio e de iniciativas que qualificam o Museu dedicado ao artista por sua cidade natal”, comenta Maraniello, um dos curadores da mostra.

Via Fondazza, em Bolonha, em óleo sobre tela de Morandi (divulgação/CCBB)

No CCBB, uma reprodução fotográfica em grande formato de Luigi Ghirri leva o público a ter a sensação de estar no ateliê do próprio Morandi. Também está disponível ao público a instalação interativa “Morandi Coletivo”, um aplicativo que permite ao usuário montar suas próprias composições a partir da escolha de alguns dos elementos que Morandi usava de forma recorrente em suas obras. A composição é livre e coletiva – os visitantes editam em tempo real figura e fundo.

O atelier de Morandi em reprodução fotográfica de Luigi Ghirri (divulgação/CCBB)

A exposição também exibe o documentário “La polvere di Morandi” (A poeira de Morandi – 2010), dirigida por Mario Chemello. No dia da abertura, às 18h, haverá uma palestra gratuita com o professor e pesquisador Victor Murari, especialista em Morandi.

O público ainda pode conferir na mostra obras de outros artistas contemporâneos que se inspiraram no seu trabalho, como Josef Albers, Wayne Thiebaud, Franco Vimercati, Luigi Ghirri, Rachel Whiteread e Lawrence Carroll.

“Ideias – O Legado de Morandi”

Até 21 de fevereiro de 2022

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

De quarta a segunda, das 9h às 20h.

*retirada de ingresso no app ou site eventim.com.br ou na bilheteria do CCBB.

Tel: (21) 3808.2020

Classificação Indicativa: Livre

Entrada gratuita

site: www.bb.com.br/cultura

facebook.com/ccbb.rj e Instagram:@ccbbrj

Palestra com o professor e pesquisador Victor Murari: 15/12 (quarta-feira), às 18h.

Gratuito, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB RJ.

Web app da exposição no link: https://qrcode.umpratodos.com.br/projetos/morandinoccbb/sp/


LEIA TAMBÉM:

Instalação no MAC Niteroi desconecta público do celular

Águas do Rio inicia projeto social em Maricá

Alerj pede que TCU anule edital do Santos Dumont

 


/