A limpeza do lixo trazido pela maré no entorno do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, ganhou um reforço. A Comlurb passou a usar no serviço um novo catamarã, mais moderno, que vem com um mecanismo em formato de cesto na extremidade. O trabalho, realizado diariamente de segunda a sexta-feira, é feito em um trecho de cerca de 1,5 quilômetro de espelho d’água da Baía de Guanabara, contornando toda a estrutura do museu.
Em média, o catamarã recolhe por dia cerca de 500 quilos de lixo de maré. Entre os itens mais comuns encontrados na água estão garrafas de vidro, embalagens pet, copinhos, brinquedos e até caixotes de madeira. Mas aparecem também, de vez em quando, materiais como carcaças de freezer, tubos de TV e animais mortos.
Á área externa do Museu do Amanhã, onde está seu belo espelho d’água, é uma das mais visitadas do Centro do Rio. Por isso o cuidado da Prefeitura com as águas em seu entorno.
Operação Praia Limpa da Comlurb
A Comlurb mantém ainda uma rotina diária de limpeza nas praias da cidade, em até três turnos, dependendo da concentração de frequentadores. Os resíduos mais encontrados na areia são canudinhos, palitos de picolé, espetos, papel laminado, pequenas embalagens de papel, algas e copinhos plásticos deixados pelas marés altas. Em caso de ressaca no mar, a companhia faz operações especiais para retirada de areia do calçadão e da ciclovia, além da remoção do lixo de maré. Atualmente, são utilizados neste serviço 11 tratores, uma pá carregadeira e três mini varredeiras.
LEIA TAMBÉM:
Conservação do Rio terá o triplo do orçamento em 2022
Alerj alerta para risco de falência do Galeão
Sebrae Rio realiza seminário para mercado de franquias