Castro confirma reativação do teleférico do Alemão | Diário do Porto

Mobilidade

Castro confirma reativação do teleférico do Alemão

Em reunião com lideranças do Complexo do Alemão, governador Claudio Castro reafirma ideia de retomar teleférico e promete visitar a comunidade

13 de julho de 2021


Estação do Teleférico do Alemão está parada há quase 5 anos (Foto: Matheus Guimarães/Voz das Comunidades)


Compartilhe essa notícia:


Paralisado há quase cinco anos, o Teleférico do Alemão deverá voltar a funcionar, mas ainda não há data prevista. O governador Cláudio Castro disse a líderes comunitários do Complexo do Alemão que estudos já estão em andamento, que pretende reinaugurar a obra e que visitará a comunidade nos próximos dias. O encontro foi seguido de almoço no Palácio Guanabara nesta terça-feira 13.

O teleférico do Alemão foi inaugurado há 10 anos, a um custo de R$ 253 milhões, mas parou de funcionar em setembro de 2016, logo após a Olimpíada. Abandonado, hoje representa risco de acidentes com cabos energizados.

Concessionária fará investimentos

Em 5 de maio, o governador anunciara na BandNews FM a intenção de contratar uma nova empresa para retomar as operações do teleférico. Ao site Voz das Comunidades, o Governo do Estado informou que o projeto de recuperação das estações de energia do teleférico foi concluído, mas que aguardava definição da Justiça e do Ministério Público para a licitação da nova concessionária, à qual caberá fazer os investimentos. Não há prazo definido.

Em 5 anos, o teleférico funcionou em um percurso total de 3,5 quilômetros, que durava 16 minutos e atendia gratuitamente a 10 mil moradores das comunidades de Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras. Com 152 gôndolas, os passageiros dividiam-se em até dez pessoas, oito sentadas e duas em pé. O transporte atraía até turistas estrangeiros, movimentando o comércio local, e virou locação para a novela Salve Jorge, da TV Globo.

Encontro lideranças Alemão
Governador Castro recebe líderes comunitários do Complexo do Alemão (Fotos: Luis Alvarenga)

LEIA TAMBÉM

SuperaRJ já aprovou 1.233 créditos, sem juros, a empreendedores

Grafite no Porto Maravilha homenageia líderes antirracistas

Biblioteca comunitária é inaugurada no Morro da Providência


Parque ambiental reaberto

Os moradores também solicitaram a Castro a retomada de uma unidade da Faetec na comunidade, projetos habitacionais e iniciativas sociais. Eles agradeceram a reabertura do Parque Ambiental Campo da Mina, no início de maio. “O local virou um ponto turístico e de encontro no Complexo do Alemão, com oportunidades para crianças e adultos. O espaço era uma terra arrasada”, disse o morador Wagner Nicácio.

O governador prometeu melhorias para a região. “É muito importante quando a gente traz a comunidade para dentro do governo”, disse. “O governo tem que estar perto das pessoas. Com isso, a gente sabe que o serviço público vai voltar com qualidade”, destacou. Também participaram os secretários de Infraestrutura e Obras, Max Lemos; de Transportes, Juninho do Pneu; e de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.