Cartório transforma amor em união no Dia dos Namorados | Diário do Porto

Inovação

Cartório transforma amor em união no Dia dos Namorados

No Dia dos Namorados, a união estável foi feita sem sair do carro, pelo serviço “drive thru”, do 15º Ofício de Notas, em tempos de pandemia

12 de junho de 2021


Ana Paula e seu companheiro Marco Aurélio após a formalização da união (Fotos: 15º Ofício)


Compartilhe essa notícia:


Neste Dia dos Namorados, o 15º Ofício de Notas, que tem unidades no Centro do Rio e na Barra da Tijuca, promoveu uma ação para os apaixonados que queriam formalizar a relação: o drive-thru do amor. Casais que foram à unidade da Barra para declarar união estável ganharam buquê de flores e chocolate.

Com as medidas de isolamento provocadas pela pandemia, o cartório adotou o sistema drive-thru realizando diversos tipos de procedimentos extrajudiciais, inclusive, uniões estáveis.

“Queríamos há tempos oficializar a nossa união, mas estava com medo de ir a um cartório e me expor à contaminação pela Covid-19. Com esse sistema de drive-thru, tudo ficou mais fácil e seguro. E que data poderia ser melhor para celebrar o nosso amor do que o Dia dos Namorados?” perguntou Ana Paula Ferreira Alves.

Acordo extrajudicial garante os mesmos direitos do casamento civil

Às 10 horas do sábado, Ana Paula e seu companheiro Marco Aurélio de Oliveira declararam a união sem precisar sequer sair do seu carro. Como testemunha da troca de alianças e da assinatura no livro notarial, o filho do casal, Miguel, de 5 anos, que ficou todo o tempo no banco de trás e adorou participar. Não só pela alegria dos pais, mas também porque recebeu chocolates na hora da comemoração.


LEIA TAMBÉM:

Porto de Itaguaí: um porto de oportunidades

TV Alerj transmite concertos da Sala Cecília Meireles

TEDx Rio 2021 discutirá ações de impacto positivo na sociedade


Cartório registrou aumento de 9,5% de uniões estáveis

Mais de um ano após o início da pandemia, os números mostram que muitos casais como Ana Paula e Marco Aurélio buscam, em meio a tantas incertezas geradas pela Covid-19, ampliar a segurança em suas relações.

De acordo com o levantamento realizado pelo 15º Ofício de Notas, a quantidade de declarações de uniões estáveis cresceu 9,5% se comparado o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período deste ano. Um acordo extrajudicial garante às partes os mesmos direitos e deveres previstos no casamento civil, em diversos aspectos, como guarda dos filhos e partilha de bens. Para realizar a união estável, basta o casal apresentar identidade e CPF, sem a obrigatoriedade de testemunhas.

“Quando a pandemia passar, queremos fazer um bolo para celebrar com a família e os amigos. Mas, por enquanto, vamos apenas compartilhar fotos e vídeos desse dia tão feliz” afirmou Ana Paula.

O atendimento drive thru para minimizar os riscos em meio à pandemia

Cartório oferece serviços drive thru e remoto

Na busca por mais segurança para colaboradores e clientes, o cartório passou a oferecer todos os serviços no sistema drive-thru, na Barra da Tijuca. Basta o cliente dirigir até o estacionamento e um funcionário, com máscara, faz o atendimento. O serviço funciona de segunda a sexta das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h.

“Ficamos felizes ao perceber que muitos casais buscam em seus relacionamentos a força para enfrentar esse momento difícil. Cabe a nós do cartório viabilizar da melhor maneira possível esse desejo de união, apresentando opções seguras de atendimento” afirma Michelle Novaes, substituta legal do 15º Ofício de Notas.