
O maior e mais conhecido mestre da arquitetura brasileira, inspiração para muitos arquitetos, ganha homenagem no Centro do Rio. A Casa França-Brasil recebe até 15 de dezembro a Casa Niemeyer, que apresenta um panorama da arquitetura brasileira, do passado ao futuro, a partir da obra de Oscar Niemeyer.
A mostra é dividida em três partes. A primeira retrata a obra de Niemeyer pela perspectiva de estudantes selecionados em universidades do Rio — cada equipe escolheu um projeto, a partir da relevância social do projeto, para retratá-lo em maquetes.
Na segunda parte, estão expostos trabalhos vencedores no 34º Prêmio Arquiteto do Amanhã, promovido anualmente pelo Departamento fluminense do Instituto de Arquitetos do Brasil.
Na última parte, serão exibidos os melhores projetos finais de graduação de universidades do mundo inteiro, selecionados pela mais importante premiação estudantil de Arquitetura e Urbanismo no mundo, o Archiprix Internacional.
Fórum Mundial Niemeyer
Desta terça até sexta-feira (16 a 19), o Rio também recebe o Fórum Mundial Niemeyer, com 31 palestras de diferentes áreas, no edifício Manchete (Rua do Russel 804, Glória). As inscrições custam de R$ 75 a R$ 400 e ainda estão abertas para os dias 17, 18 e 19 e podem ser feitas no site do fórum.
Os desafios das cidades contemporâneas dos países em desenvolvimento estão entre os temas que serão discutidos por profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, meio ambiente e sustentabilidade.
O evento, que deve se tornar anual, é organizado pelo Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas Científicas e Culturais, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).
SERVIÇO:
Casa Niemeyer
Quando: 15 de outubro a 15 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 20h
Onde: Casa França-Brasil – Rua Visconde de Itaboraí 78, Centro – Rio de Janeiro
Quanto: Grátis