Gastronomia

Cartilha orienta bares e restaurantes para reabertura

Mesmo sem data para retorno do funcionamento, setor de bares e restaurantes lança cartilha preparatória para a reabertura

13 de maio de 2020
A reabertura dos bares exigirá novos padrões de segurança anti-Covid-19 (Deposit Photos)

Compartilhe essa notícia:


Há mais de um mês fechados, bares e restaurantes já começam a se preparar para reabertura quando houver a autorização. Para isso, a Abrasel RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) formulou uma cartilha com  recomendações e orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o futuro funcionamento dos estabelecimentos.

No pós-pandemia, os cuidados com higiene, antes limitados à área da cozinha em sua maioria, agora abrange todo o salão. A cartilha oferece informações sobre a limpeza, a organização do espaço  e até a forma de pagamentos.

As dicas incluem adequações das instalações e formas para lidar com os clientes. Mesmo sem ter data definida para a reabertura, a Abrasel crê na importância de já começar a definir os procedimentos corretos a serem seguidos.

Conheça algumas das orientações disponíveis na cartilha:


LEIA MAIS

PUC-Rio lidera projeto de oxímetro com wi-fi

Tishman Speyer mantém os planos de investimentos no Rio

Crivella restringe obras no Rio e veículos nas Zonas Norte e Oeste


  • Separação mínima entre mesas deve ser de 2 metros; entre as cadeiras, de 1 metro
  • Nas filas deve ser promovido o distanciamento de 1 metro entre os clientes
  • Medidas de distanciamento também devem ser promovidas na cozinha, assim como a divisão de trabalho em turnos
  • Álcool em gel deve ser disponibilizado aos clientes na entrada e em pontos estratégicos do local
  • A ventilação natural deve ser privilegiada, havendo a necessidade do uso de ar condicionado, a limpeza dos filtros deverá ser feita diariamente

Para o presidente da  Abrasel RJ, Pedro Hermeto, a cartilha chega somente para se somar às regras de higiene já seguidas pelos estabelecimentos. “O setor de Alimentação Fora do Lar é um dos rígidos em suas rotinas de higienização de alimentos e ambientes para evitar contaminações. Mas, em tempos de pandemia, novos procedimentos estão sendo realizados. Tudo pela segurança e conforto dos clientes, evitando a disseminação da COVID 19”, afirma.

A cartilha está disponível para download gratuitamente pelo link: https://is.gd/Cartilha_Abrael