Carnaval

Carnaval 2019: tire dúvidas sobre o Sambódromo

Sabe como funciona o Sambódromo? Se você é um sapucaiense de primeira viagem, a Liesa responde as perguntas mais frequentes, e o DIÁRIO resume para você

20 de novembro de 2018

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Carnaval 2019 no Sambódromo: Escolas do Rio vão entrar na Sapucaí nos dias 3 e 4 de março (Foto: Aziz Filho)
Carnaval 2019 no Sambódromo: Escolas do Rio vão entrar na Sapucaí nos dias 3 e 4 de março (Foto: Aziz Filho)

O carnaval está chegando, muitos vão ao Sambódromo pela primeira vez e outros podem ter dúvidas que, em outros anos, não eram importantes. Posso levar meus filhos pequenos? Criança paga? Posso lever comida de casa? Quantas pessoas cabem em um camarote?

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) tem um pacote de respostas a perguntas mais frequentes de sapucaienses de primeira viagem. O DIÁRIO DO PORTO deu uma resumida para você. Vamos lá.

1 – Qual a idade mínima permitida para crianças assistirem os desfiles?

R: Para proteger os ouvidos das crianças, o Juizado da Infância e da Adolescência da Capital estabeleceu o mínimo de 05 anos. É assim desde 2015. As autoridades podem exigir a apresentação da Certidão de Nascimento da criança.

2 – Criança paga? Tem alguma diferença no valor?

R: Sim, pagam a partir dos 5 anos. A criança tem direito a meia-entrada, desde que acompanhada pelos pais ou responsáveis, nos setores de Arquibancadas Especiais, Populares e Cadeiras Individuais. Nas Frisas, Camarotes e Boxes Especiais deverão portar ingressos maiores de 5 anos.

3 – O que é permitido levar em bolsa térmica? Em que quantidade?

R: Até 2 vasilhames plásticos de 500 ml com bebida (água, suco, refrigerante ou cerveja) e até 2 itens de alimentação (fruta, salgado ou sanduíche). Continua proibida a entrada de isopores, garrafas de vidro, sacolas, facas, fogos de artifício e sinalizadores. Armas também, é lógico.

4 – Existem áreas para Pessoas com Deficiência? Como conseguir esses ingressos?

R: Sim, existem duas áreas exclusivas para deficientes físicos. A primeira é junto à Praça da Apoteose, após as frisas do Setor 13, com 300 lugares para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) com direito a um acompanhante. São ingressos gratuitos, distribuídos pela Associação de PNEs, Riotur e Prefeitura. A segunda é junto ao Setor 10, só com 12 lugares, vendidos por R$ 500,00 com direito a um acompanhante. Ainda há áreas nas arquibancadas dos setores pares, primeiro degrau, para até 8 cadeirantes por setor.

5 – Existe a disponibilidade de ingressos de meia-entrada?

R: Sim, a Liesa e a Riotur disponibilizam a oportunidade a estudantes, idosos, menores até 21 anos, jovens de baixa renda, professores da rede municipal e PNEs. Vale para as Arquibancadas Especiais, Populares e Cadeiras Individuais. A exceção ocorre nas Arquibancadas Especiais Numeradas do Setor 9, comercializadas pela Abav/RJ. Os ingressos são destinados às Agências de Viagens e para atendimento ao turismo receptivo.

6 – Como trabalhar para a Liesa no Sambódromo?

R: A Liesa não faz contratação de mão de obra direta. Todos os serviços são terceirizados através de empresas especializadas.

7 – Quais são os critérios adotados para a reserva de Camarotes, Boxes Especiais e Frisas?

R: É pela ordem cronológica de chegada dos faxes de solicitações junto à Central de Ingressos.

8 – Porque a Liesa utiliza o “fax” para reserva de camarotes e frisas?

R: A Liesa tenta explicar isso há quase 20 anos, mas ninguém entende. Nem a equipe do DIÁRIO DO PORTO.

9 – É permitido fazer fotos internas dos Camarotes, antes dos desfiles?

R: A Liesa orienta a procurar autorização junto à Gerência da Passarela / Setor 10, mas quase ninguém faz isso, e todo mundo fotografa tudo no Sambódromo.

Mapa do Sambódromo - Liesa
Mapa do Sambódromo – Liesa

10 – Qual é a capacidade de Camarotes e Boxes Especiais?

Nos camarotes novos, dos setores 2, 4, 6 e 8, são 15 lugares nos do nível 1 (2,5 x 10,55 metros). No nível são 18 lugares. Os camarotes têm 2,45 metros de frente com varanda de 5,45 metros mais 5,55 m (em área coberta), em total de 11 metros quadrados. Nos setores 3, 5, 7, 9 e 10 (antigo 4), os camarotes têm 12 lugares, com 2,5 metros de frente frente por 6 de fundos.

Há supercamarotes nos setores pares (2A, 4A, 6A e 8A) e ímpares (3A, 5A, 7A e 9A), com 30 lugares cada. Eles têm 3,75 metros de frente por 6,15 de fundos. Os dos setores 2B, 4B, 6B, 8B, 3B, 5B, 7B e 9B têm capacidade para 24 pessoas, com 3,75 x 5,9 metros.

Os ingressos de Camarote são válidos para todos os dias de Carnaval. O preço varia de acordo com o setor.

Há ainda os boxes especiais na fila D das frisas do Setor 7. Eles são cobertos, lateralmente fechados, com entrada privativa e prontos para uso. A capacidade varia. Do 1 ao 15, são 12 lugares (3,22 x 2,3 metros).

11 – Como são as Frisas e qual a sua capacidade?

R: São boxes descobertos e cercados, com entrada privativa, com capacidade para seis e quatro pessoas. Estão em todos os setores, com exceção do 12, e divididas em quatro fileiras. A fileira A é junto à pista de desfile. A D é a mais distante. A pessoa física só pode comprar uma Frisa por dia de desfile. Empresas podem comprar duas.

12 – Qual o horário de abertura dos portões do Sambódromo nos dias de desfiles oficiais?

R: Às 19h.

Compartilhe essa notícia em sua rede social: