Cultura e Lazer

Candelária faz concerto de Natal com Danilo Caymmi. É grátis!

Com entrada gratuita, concerto especial de Natal reúne orquestra e coros da UFRJ na Candelária. Danilo Caymmi faz participação especial

10 de dezembro de 2018
Danilo Caymmi fará participação especial no concerto natalino (Foto: Divulgação)

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
Danilo Caymmi concerto gratuito
Danilo Caymmi fará participação especial no concerto natalino (Foto: Divulgação)

Natal com grandiosidade – e de graça. Nesta quarta 12, o Projeto Candelária realiza um concerto especial de Natal na Igreja da Candelária. A Orquestra Sinfônica da UFRJ, o Coro Brasil Ensemble UFRJ e o Coro Infantil UFRJ estarão no palco. A apresentação conta ainda com participação especial de Danilo Caymmi. A apresentação, única, terá obras de Gusttav Holst, Leroy Anderson, canções tradicionais natalinas e clássicos da música popular brasileira.

“Andança”, do próprio Danilo Caymmi com Edmundo Souto e Paulinho Tapajós, será uma das composições interpretadas. “Alguém no Céu” também de Danilo Caymmi e Dudu Falcão, e “Acalanto”, de Dorival Caymmi, também serão lembradas no 543° concerto da série. A regência será de André Cardoso.

LEIA MAIS:

Uma mostra para entender a genialidade do Nuevo Cine Argentino

5 dicas pra montar o Natal com itens do Saara

Natal no CCBB terá três fins de semana de arte e encanto

O Projeto Candelária foi criado em 1922 pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária. Com o objetivo de participar do processo de revitalização do centro histórico da cidade, inicialmente promoveu exposições fotográficas e de cartofilia. Logo depois, entrou na área musical, passando a apresentar regularmente concertos de música erudita com entrada franca. Hoje, na XXIV temporada ininterrupta, já apresentou 543 concertos com artistas oriundos de 48 países dos 5 continentes. Os concertos são gravados e transmitidos em cadeia nacional pela Rede Vida de Televisão.

As Orquestras

A Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro, fundada em 1924. Desde 1998, está sob a direção artística dos maestros André Cardoso e Ernani Aguiar. Em 1997, realizou a gravação integral do Colombo de Carlos Gomes (1836-1896), que mereceu dois importantes prêmios: Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de “Melhor CD de 1998” e Prêmio Sharp 1998 de “Melhor CD” na categoria música erudita.

As funções acadêmicas Orquestra da UFRJ visam o treinamento e a formação de novos profissionais de orquestra, solistas e regentes. Uma de suas principais características é a valorização da produção musical brasileira, já tendo executado mais de uma centena de obras em estreia mundial.

 

Teatro Infantil UFRJ participa de concerto natalino
O Coral Infantil da UFRJ ja participou de mais de 450 apresentações (Foto: Divulgação)

Criado em setembro de 1999, o coral Brasil Ensemble-UFRJ recebeu em 2000 o Diploma de Prata na categoria de coros de câmara, vozes mistas, na Choir Olympics 2000, em Linz, Áustria. O conjunto já atuou junto a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e Orquestra Sinfônica Nacional, em salas de concerto com Cecília Meireles e Theatro Municipal. O grupo tem como proposta a divulgação da música brasileira contemporânea.

Criado em 1989, o Coral Infantil da UFRJ é hoje um grupo consolidado. Já apresentado-se junto às principais orquestras brasileiras, com mais de 450 shows no currículo. Atuou nas comemorações do Bicentenário da Independência da Argentina, realizando concertos em Buenos Aires.

SERVIÇO:

Concerto Especial de Natal – Orquestra Sinfônica da UFRJ, Coro Brasil Ensemble UFRJ e Coro Infantil da UFRJ, com participação especial de Danilo Caymmi

12/12, quarta-feira

Local: Igreja da Candelária

Endereço: Praça Pio X, Centro

Horário: 18:30h

Entrada gratuita

Classificação livre

Visite o site aqui.

Compartilhe essa notícia em sua rede social: