Cultura e Lazer

Campanha RioAmaLapa inspira-se em NY e Amsterdã

A Lapa vai ficar ainda mais atrante em janeiro. Veja como será a campanha RioAmaLapa, que envolve poder público e iniciativa privada na valorização da área

26 de dezembro de 2018
Escultura da campanha RioAmaLapa ficará a 18 metros dos Arcos (Divulgação)

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Escultura da campanha RioAmaLapa ficará a 18 metros dos Arcos
Escultura da campanha RioAmaLapa ficará a 18 metros dos Arcos (Divulgação)

A Lapa vai ficar mais charmosa em janeiro. Um mobiliário urbano a ser instalado a partir do dia 10 vai apostar no carinho do carioca por seu bairro mais boêmio. Uma escultura com a frase “RioAmaLapa” na Praça dos Arcos abre a campanha inspirada em peças clássicas de cidades como Amsterdã e Nova York.

A ação também se inspira no sucesso da peça “Rio Cidade Olímpica”, na praça Mauá, que serviu de cenário para fotos de milhões de pessoas. O RioAmaLapa terá 2 metros de altura por 11 de largura e ficará a 80 metros dos Arcos. De autoria do designer Caio Leitão, tem o bondinho, o samba e o patrimônio histórico. Foi produzida com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo.

Arte da Campanha: Lapa, eu te amo
Arte da Campanha: Lapa, eu te amo

Caio Leitão criou a arte do mobiliário a partir do conceito de distrito cultural, com elementos e cores locais. “Foi importante reforçar que a Lapa é noturna, sim, mas é também uma potência diurna com inúmeras atrações. O trabalho expressa essa ideia e também a memória afetiva do carioca e do turista com a Lapa e o Rio”, diz o designer.

 

Campanha reforça também o turismo diurno na região
Campanha reforça também o turismo diurno na região

 

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, a Superintendência do Centro/Prefeitura, o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH) e o Polo Novo Rio Antigo, associação de 120 empreendimentos locais (antiquários, confeitarias, hotéis, bares e espaços musicais). O patrocínio cultural é da Antarctica (Ambev).

“A proposta é marcar o início do verão, estação mais turística do ano, atraindo mais visitantes e iniciando um processo de melhorias. A Lapa é vitrine do Rio no Brasil, e, no exterior, e esse tipo de ação reforça a relação com a cidade. Será um cartão de boas-vindas”, define o presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesario Alvim, sócio do Carioca da Gema.

O idealizador da campanha foi Leo Feijó, empreendedor cultural que restaurou diversos imóveis no Corredor Cultural para destinação artística nos últimos 15 anos e integrou a equipe da Secretaria de Estado de Cultura, coordenando o setor da música e como subsecretário de Cultura.

Conceitos como o de place branding e metodologias de criação de redes locais foram aplicadas no processo, segundo Feijó: “Realizamos encontros com artistas, produtores, guias de turismo, empresários, moradores e órgãos públicos para entender quais as principais demandas e assim elaborar um plano estratégico. A peça é apenas um primeiro passo, como um canal para que as pessoas expressem esse sentimento de pertencimento e relação afetiva com a Lapa e o Rio.”

 


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A proposta é retomar a ideia do Distrito Cultural da Lapa, com novo modelo de governança para reunir Poder Público e Sociedade Civil na combinação de cultura, turismo e desenvolvimento social. A Lapa tem conteúdo artístico, história e atrações para oferecer no período diurno. Para isso, é preciso facilitar a circulação dos guias de turismo, oferecendo, por exemplo, informação em aplicativos. “O objetivo é gerar empregos e renda em um momento em que o Rio precisa desse estímulo. Outras cidades que têm a música, a arte e a criatividade como ativos fazem isso muito bem, precisamos nos inspirar nesses modelos”, defende Leo Feijó.

Marcelo Rotenberg, ex-superintendente do Centro, e o atual, Pablo Mello, apoiam a ação. Eles anunciaram operações e estratégias para melhorar o ordenamento urbano na Lapa e arredores, onde o crescente e intenso comércio ambulante afeta os estabelecimentos formalizados. “Já nos reunimos com a direção de diversos órgãos da Prefeitura, como Comlurb, Guarda Municipal e Rioluz, para solucionar as demandas. A Lapa é muito importante para a cidade e estaremos unidos nesse esforço de forma permanente”, afirma Pablo Mello.

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