Banco BTG Pactual, Orla Rio, Artplan, VTEX, Glória D’Or, Sergio Castro Imóveis, Multiplan e outras empresas estão publicando anúncios em jornais e revistas do país com a hashtag #invistanorio. A campanha foi ideia do empresário Roberto Medina e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Chicão Bulhões.
A idéia é criar um ambiente amigável para empresários no Rio, mostrar investidores felizes com a decisão de apostar na cidade. Para o secretário Chicão Bulhões, é preciso um “Rio de Janeiro mais livre, menos burocrático, mais empreendedor e eficiente“.

Na avaliação de apoiadores da campanha, o Rio de Janeiro tem facilidade de atrair empresas de tecnologia, mas a burocracia para obtenção de alvarás e licenças e a carga tributária no friendly da cidade acabam afastando os investidores para outras praças.
Gid Lebanon, diretor comercial da Vabrad, empresa belga de investimentos imobiliários, citou para uma reportagem do Diário do Rio uma situação inusitada: “o Rio cobra IPTU de edifícios monousuário que são sedes de empresas – ou seja, escritórios – como se toda a metragem fosse de loja.”
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O IPTU de uma loja custa umas 10 vezes mais do que o IPTU de um escritório. “Quem vai querer ter um edifício sede de empresa, pagando o IPTU de Loja? Loja é área de venda“, criticou Lebanon. “Sabem esse navio que parou o canal de Suez por vários dias? Aqui no Rio de Janeiro, ele se chama “Estado“. Tomara que a nova administração (Eduardo Paes) seja mesmo diferente“, comparou.
Em seu anúncio, a empresa de tecnologia VTEX diz que o Rio é “o melhor lugar para investir e crescer“, e chama a cidade de “rede de oportunidades“. A BR Marinas, que administra oito marinas, fala que “o Rio vive um novo momento“. Já a imobiliária Sergio Castro diz que “acredita no Rio de Janeiro e na força do carioca“.