Campanha #invistanorio se espalha com apoio de empresas | Diário do Porto

Empresas

Campanha #invistanorio se espalha com apoio de empresas

Com anúncios em veiculos nacionais, campanha #invistanorio ressalta vantagens do Rio, mas ainda há muito a ser feito para a cidade ser mais competitiva

30 de março de 2021
Secretario Chicão Bulhões é um dos idealizadores da campanha #invistanorio


Compartilhe essa notícia:


Banco BTG Pactual, Orla Rio, Artplan, VTEX, Glória D’Or, Sergio Castro Imóveis, Multiplan e outras empresas estão publicando anúncios em jornais e revistas do país com a hashtag #invistanorio. A campanha foi ideia do empresário Roberto Medina e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Chicão Bulhões.

A idéia é criar um ambiente amigável para empresários no Rio, mostrar investidores felizes com a decisão de apostar na cidade. Para o secretário Chicão Bulhões, é preciso um “Rio de Janeiro mais livre, menos burocrático, mais empreendedor e eficiente“.

Anúncio da campanha #invistanorio em jornal de São Paulo
Anúncio da campanha #invistanorio em jornal de São Paulo

Na avaliação de apoiadores da campanha, o Rio de Janeiro tem facilidade de atrair empresas de tecnologia, mas a burocracia para obtenção de alvarás e licenças e a carga tributária no friendly da cidade acabam afastando os investidores para outras praças.

Gid Lebanon, diretor comercial da Vabrad, empresa belga de investimentos imobiliários, citou para uma reportagem do Diário do Rio uma situação inusitada: “o Rio cobra IPTU de edifícios monousuário que são sedes de empresas – ou seja, escritórios – como se toda a metragem fosse de loja.”

 


Leia também:

Thinking Digital começa hoje com Luiza Trajano e outras feras

Bike Rio expande o sistema com 50 novas estações

Incêndio na Gamboa: crônica de tragédias anunciadas


 

O IPTU de uma loja custa umas 10 vezes mais do que o IPTU de um escritório. “Quem vai querer ter um edifício sede de empresa, pagando o IPTU de Loja? Loja é área de venda“, criticou Lebanon. “Sabem esse navio que parou o canal de Suez por vários dias? Aqui no Rio de Janeiro, ele se chama “Estado“. Tomara que a nova administração (Eduardo Paes) seja mesmo diferente“, comparou.

Em seu anúncio, a empresa de tecnologia VTEX diz que o Rio é “o melhor lugar para investir e crescer“, e chama a cidade de “rede de oportunidades“. A BR Marinas, que administra oito marinas, fala que “o Rio vive um novo momento“. Já a imobiliária Sergio Castro diz que “acredita no Rio de Janeiro e na força do carioca“.