Câmara Municipal ganha "Estação Lixo Zero" | Diário do Porto


Sustentabilidade

Câmara Municipal ganha “Estação Lixo Zero”

Ação faz parte da campanha “Semana Lixo Zero” e visa conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado dos resíduos sólidos

26 de outubro de 2021

Palácio Pedro Ernesto quer se tornar primeiro prédio público "Lixo Zero" do País (divulgação/Câmara Municipal)

Compartilhe essa notícia:


O saguão do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal do Rio, agora tem uma estação Lixo Zero. O equipamento foi instalado para que servidores e visitantes possam descartar os seus resíduos de forma adequada de acordo com o tipo de material. A iniciativa é parte da campanha da Semana Lixo Zero, celebrada em todo o País para mobilizar e provocar novas atitudes visando a redução da produção de resíduos e o melhor aproveitamento dos materiais gerados. No Rio de Janeiro, a Semana foi incluída no Calendário Oficial da Cidade pela Lei 6.905/2021, de autoria do vereador Prof. Célio Luparelli (DEM), aprovada pela Câmara Municipal do Rio, que aproveita a data para iniciar seu projeto de tornar o Palácio Pedro Ernesto o primeiro prédio público “Lixo Zero” do Brasil.

Presidente da Câmara, o vereador Carlo Caiado (DEM), destacou que a instalação da estação no Palácio P mostra que o parlamento carioca está adotando medidas práticas pelo meio ambiente. “O nosso saguão já está com caixas coletoras para que haja a separação do lixo. Vamos buscar preservar o meio ambiente. Isso é fundamental. Nessa Semana Lixo Zero mostramos que a Casa está de fato aderindo e trabalhando a sensibilidade dos parlamentares e dos servidores que estão acompanhando essa campanha”, enfatizou Caiado.

Autor da lei que colocou a iniciativa no calendário da cidade, o vereador Prof. Célio Luparelli reforça a importância do tema nos dias atuais. “As cidades precisam incentivar a cultura do descarte adequado de resíduos, porque os recursos naturais são finitos na sua grande maioria”, pontuou.


LEIA TAMBÉM:

Rio assina compromisso com economia verde

Clássico Amarelinho de volta à ativa

Rio terá maior mapeamento de água e esgoto do País


Projeto “Lixo Zero”

Rodrigo Oliveira, embaixador do Instituto Lixo Zero no Rio, esteve presente na instalação das caixas coletoras de resíduos no prédio histórico. Ele conta que iniciativas como essas são capazes de transformar a mentalidade e estimular a cidadania “A Semana Lixo Zero é um evento que faz parte do calendário do Instituto Lixo Zero Brasil e acontece em âmbito nacional sempre na última semana de outubro. O principal objetivo é fazer com que as pessoas se conscientizem da geração do lixo em cada local. A gente convida instituições e pessoas para participar. Cada um é livre para fazer a sua ação”, disse.

 


/